PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA VIVE RETROCESSO, AVALIA MARTA SUPLICY
A deputada estadual Telma de Souza (PT) recebeu hoje (16), em Santos, a senadora Marta Suplicy (PT-SP). No encontro “Mais Mulheres: uma responsabilidade de toda a sociedade”, realizado na sede da OAB na Cidade, Marta analisou que, de uma forma geral, a participação da mulher na política sofreu um retrocesso.
A discussão, que contou com representantes de entidades privadas e do terceiro setor, concluiu que a maioria da população e do eleitorado brasileiros é composta por mulheres. Apesar disso, essa representatividade não se repete nos altos cargos em companhias e, ainda, nos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.
A senadora ponderou que o atual governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) é um marco para a sociedade brasileira, uma vez que, além da própria chefe do Executivo, o Governo Federal possui 10 ministras e inúmeras mulheres à frente de empresas públicas, caso de Graça Foster, na Petrobras.
“Pesquisa do Banco Mundial já provou que até 25% das nações produziriam mais se mulheres tivessem condições de equidade com o homem”, destacou ela, lembrando que, mesmo exercendo cargos semelhantes aos dos homens, as mulheres brasileiras recebem 27% a menos de salário em média.
A deputada Telma de Souza apontou como marcos da luta da resistência feminina a conquista o direito ao voto, há 80 anos, e a eleição da primeira presidenta mulher, Dilma. “Sua presença em Santos um fato muito relevante para essa resistência”, destacou a ex-prefeita de Santos.
Uma das convidadas, a juíza federal Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, titular da 4ª Vara Federal em Santos, também defendeu a igualdade de gêneros. “Homens e mulheres têm de estar unidos para o funcionamento perfeito da sociedade”, afirmou.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região