Novo encontro para debater projeto dos portos secos
“Minha preocupação central é com o desenvolvimento da região, com a geração de renda e emprego. O assunto é complexo e existem posições divergentes. Isso evidencia a necessidade de uma discussão mais aprofundada do tema”. As palavras são da deputada federal Telma de Souza (PT-SP), durante encontro realizado ontem (03/02), na Associação Comercial de Santos, para debater o projeto do Governo Federal que regulamenta a implantação de portos secos no país.
A reunião, organizada por iniciativa da deputada, contou com a presença do secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino, e de empresários do setor, ficando patente que existem divergência claras sobre o assunto. Enquanto alguns entendem que o projeto, que descarta a realização de licitações para a implantação dos novos equipamentos, que seriam regulamentados apenas pelas leis de mercado, traria efeitos positivos, outros argumentam que a proposta causaria prejuízos, em termos de queda de movimentação de cargas e de arrecadação de tributos e concorrência predatória.
“Acredito que nesta reunião ficou claro que é preciso discutir melhor a questão. Uma legislação que vai mexer com todo o sistema portuário nacional não pode ser tratada de modo açodado. Da mesma forma que defendo a necessidade da regulamentação do setor, defendo que as preocupações e sugestões de todos os envolvidos sejam ouvidas e debatidas”, destacou Telma de Souza. A proposta foi aceita pelos presentes, que marcaram para a próxima segunda-feira (06/02), a partir das 9 horas, também na Associação Comercial de Santos, um novo encontro para discutir o assunto.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região