NO COMITÊ DE LOGÍSTICA TELMA FALA EM INTEGRAÇÃO DO MODAL AÉREO AO PORTO
Com a mesma propriedade que Telma de Souza falou, há cerca de dez anos, sobre as possibilidades de existência de petróleo na Bacia de Santos, a parlamentar defendeu a importância de o porto santista contar com um suporte aeroviário em seu sistema logístico. Desta vez, porém, o argumento da parlamentar foi levado a sério e aplaudido por diversas autoridades portuárias e políticas que participaram da última reunião do Comitê de Logística do Porto de Santos, na terça-feira (14/12).
A vereadora santista e deputada estadual diplomada levantou a questão depois acompanhar, no evento, uma palestra que apontava os principais problemas logísticos do Porto de Santos. “Percebi que só foram tradados os sistemas rodoviários, ferroviários e hidroviários. Quando fui à China, notei que seu porto contava com um suporte aéreo em seu complexo logístico. Além de agilizar o transporte de cargas, tal suporte liberou o fluxo viário daquele enorme país, ao mesmo tempo em que a poluição gerada foi amenizada. Gostaria de saber por que no caso do Porto de Santos, um dos maiores do mundo, ainda há essa lacuna”, disse.
Assim que terminou sua fala, a parlamentar, que foi a única deputada a comparecer ao evento, foi cumprimentada pelo diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp, Renato Barco, que prontamente respondeu seu questionamento.
“Agradeço suas colocações que foram perfeitas e vêm ao encontro do nosso objetivo. Uma alternativa que temos é o aeroporto de Praia Grande, já que o de Guarujá, por ser pequeno, não comporta este tipo de trabalho. Além disso, o aeroporto de Praia Grande é tem proximidade com as hidrovias. Vejo que no futuro poderemos desenvolver este sistema; porém, agora, vamos trabalhar para melhorar e desafogar nosso sistema rodoviário e ferroviário. Já existem projetos da Ecovias para minimizar os gargalos em alguns trechos de intersecção, como o entrocamento entre a SP55 e a via Anchieta. Mas para isso, precisaremos do apoio de nossos parlamentares”, explicou Barco.
Telma colocou-se a disposição da Codesp para auxiliar no que for necessário. “Há 12 anos apresentei a primeira emenda parlamentar para a construção da avenida Perimetral do Porto de Santos. Na época o valor foi pequeno, mas na terceira vez que insistimos toda a bancada paulista entendeu que não era uma verba para o desenvolvimento de Santos e região, mas de todo o Brasil. Vejo que estamos nos preparando para ir à Barnabé Bagres e no que eu puder ajudar, enquato deputada, podem contar”, finalizou a parlamentar.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região