MINISTRO DA SAÚDE RECONHECE TELMA COMO PIONEIRA NA IMPLANTAÇÃO DO SUS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reconheceu que a deputada estadual Telma de Souza (PT), durante seu governo à frente de Santos, entre 1989 e 1992, foi uma das pioneiras na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Padilha esteve em Guarujá para a inauguração de mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Jardim Boa Esperança, no Distrito de Vicente de Carvalho. A unidade leva o nome de Jorge de Jesus Almeida, morador tido como um dos líderes da comunidade local, falecido no ano passado, aos 77 anos.
Ao exaltar o importante reforço que a UPA representará no atendimento SUS em Guarujá, o ministro, minutos antes de descerrar a placa de inauguração, lembrou aos presentes que a hoje deputada estadual Telma de Souza fez história na criação de políticas de Saúde durante seu mandato na Prefeitura de Santos. “Telma pode dar aula sobre o SUS, porque ela foi uma das primeiras do Brasil a implantá-lo, em Santos”, destacou.
De forma didática, Padilha explicou que a UPA – que funcionará 24 horas por dia – prestará um atendimento especializado intermediário. “Se a necessidade de atendimento não puder ser suprida pela Unidade Básica de Saúde, a UPA vai evitar que o usuário vá direto para um Pronto Socorro, saturando ainda mais a rede municipal de Saúde”, exemplificou.
Telma salientou que o Governo Federal tem investido maciçamente para oferecer este tipo de serviço, especializado, nos municípios brasileiros. “Saúde é coisa séria, e muito cara. Essa UPA é mais uma prova de que estamos iniciando uma nova era na história da administração pública no Brasil, com o Governo Federal e os municípios caminhando lado a lado, de forma integrada”, destacou a deputada.
Mais uma
Há três meses, o ministro esteve na Cidade para entregar outra UPA, no bairro da Enseada, que levou o nome do ex-vereador e ex-secretário de Esportes de Guarujá, Paulo Piasenti. A prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) ressaltou que a UPA do Jardim Boa Esperança é a quinta de sua cidade a ser erguida com recursos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região