MINISTRO DA SAÚDE INAUGURA SAMU REGIONAL NA COMPANHIA DE TELMA
A deputada estadual Telma de Souza recebeu em Santos, na última sexta-feira (12), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro veio direto de Brasília para fazer o lançamento oficial do Serviço de Atendimento Movel de Urgência (Samu/192) Litoral Centro-Norte, que atenderá em Santos, Guarujá e Bertioga.
Padilha e Telma estiveram na Central de Regulação do Samu, instalado no nº 241 da Rua Barão de Paranapiacaba, na Encruzilhada. A expectativa é que a chegada do atendimento móvel a partir da chamada ao 192 seja de quatro a oito minutos, conforme determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Samu Regional da Baixada Santista contará, inicialmente, com 220 profissionais, entre técnicos de regulação, rádio-operadores, enfermeiros, oficiais administrativos, médicos, condutores e técnicos de enfermagem. Só em Santos serão 70 contratações, sendo 16 de médicos para atuar em regime de plantão.
“Há muitos anos já se pensa na Baixada Santista se articulando como uma Região Metropolitana de fato. A implantação deste Samu regional é mais uma prova de que isso é possível e bastante viável”, destacou o ministro da Saúde.
A deputada Telma de Souza lembrou que foi uma incansável defensora da implantação da unidade na Baixada Santista. “Somos uma região cercada por rodovias movimentadíssimas, sobretudo nos períodos de férias e temporada de verão. O Governo Federal foi sensível a esta necessidade e não se furtou em ajudar-nos”, salientou a parlamentar.
Sem apoio em São Paulo
O ministro da Saúde lamentou o fato de o estado de São Paulo ser o único do País a não colaborar com os municípios no financiamento de unidades do Samu. Metade dos custos costuma ficar com a União e a outra metade costuma ser arcado pelas prefeituras em conjunto com os estados. Padilha afirmou que está insistindo nisso junto ao Palácio dos Bandeirantes. A deputada Telma de Souza garantiu a Padilha que vai utilizar seu mandato na Assembleia Legislativa para auxiliar nessa negociação.
O Samu/192 deve ser acionado, por exemplo, para atendimento às vítimas de acidentes com atropelamento, dor súbita no peito e queimaduras.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região