04/07/2014

MINHA CASA MINHA VIDA: TELMA PARTICIPA DE ENTREGA DE 380 CHAVES EM SÃO VICENTE

A deputada estadual Telma de Souza participou nesta quinta-feira (3/7) da cerimônia de entrega de 380 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em São Vicente. As unidades fazem parte do Residencial São Vicente II, na Vila Ema, Área Continental da cidade.
 
A presidente Dilma Rousseff, que esteve representada, no evento, pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, enviou um vídeo de saudação gravado especialmente para as famílias contempladas, que lotaram o Centro de Convenções vicentino, no Parque Bitaru.
 
“Até tatu tem toca. Minha avó já dizia isso, décadas atrás, para expressar sua angústia com o déficit habitacional no País. Hoje, o Governo Federal trabalha arduamente, investindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para mitigar uma chaga histórica. Ser humano é para brilhar, uma casa é o mínimo que cada um precisa para viver com dignindade”, destacou Telma.
 
Entre os contemplados da Vila Ema estavam a doméstica Edna Pirro, de 61 anos, que chegou a fazer um discurso. “Tô transbordando de felicidade. Finalmente terei meu cantinho”, repetia ela, que há décadas vive de favor na casa de parentes e conhecidos. “Em troca do teto, ajudo no que posso, lavando, passando, etc. Mas agora só farei isso na minha casa”, disse.
 
Outra que estava satisfeita era a artesã Maria Aparecida Diniz, de 40 anos. “Mudo já neste sábado, com meus filhos”, dizia ela, que é cadeirante e sustenta a família vendendo artesanatos no Centro de São Vicente. “Agora tudo vai ficar bem mais fácil. Em vez de pagar R$ 400,00 de aluguel, vou pagar R$ 138,90 pela própria casa”, comemorava. Quanto ao dinheiro restante, ela conta que já tem destino certo. “Por enquanto, não vou guardar, não. Quero comprar uma cama e também uma geladeira”.
 
Planejamentos à parte, o prefeito Luís Cláudio Bili fez questão de lembrar que agora cabe aos moradores zelarem pelas unidades. “Valorizem o que é de vocês”, afirmou, lembrando o público que a parte do Poder Público foi feita.
O próximo passo é o início das obras de mais 1.120 unidades, na região da Cidade Náutica, além da recuperação dos conjuntos Penedo-Primavera.
 
Com informações de www.atribuna.com.br

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais