A autonomia das cidades em uma região verdadeiramente metropolitana foi abordada por Telma de Souza (PT), ontem (17), em participação no programa Ação e Reação, da Santa Cecília TV. Foi boa oportunidade para Telma esboçar sua proposta sobre o tema. A entrevista, conduzida por Flávio Santana, contou com perguntas do público, além de outro convidado político.
Telma criticou o modelo de privatização da Baixada Santista, em que não há autonomia das cidades em decidir investimentos governamentais. Estes ocorrem de modo a uniformizar as cidades, que não são iguais. “Precisamos da revisão do funcionamento das agências e fundos metropolitanos com autonomia de gestão e orçamento; construção de um novo modelo de desenvolvimento regional, com integração econômica, política e social”, afirmou.
Telma respondeu a perguntas do público e falou sobre segurança, a CPMF (o extinto imposto do cheque) e qualificação profissional. Ela afirmou que vê descaso na condução política de formação para o setor. “Santos demorou muito e ainda não temos uma escola pública dirigida à formação na área de petróleo e gás”.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região