Em primeiro lugar, quero parabenizar nossa militância, por sua participação no segundo turno das eleições que escolheram o presidente nacional do PT, neste último domingo,para o biênio 2008/2009. Foram mais de 150 mil filiados em todo o Brasil e mais de 1.500 só na Baixada Santista.Acho que, mais uma vez, o Partido dos Trabalhadores deu um exemplo de sua capacidade de exercer, como nenhum outro, a democracia interna.
É óbvio que, como apoiei o companheiro Ricardo Berzoini, sua vitória, com 62% dos votos, é motivo de satisfação. O mesmo ocorre em relação ao seu triunfo nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão , Peruíbe e Mongaguá, sendo que o companheiro Jilmar Tatto saiu vencedor em Praia Grande, Guarujá e Itanhaém.
No entanto, mais importante do que tudo isso foram as primeiras palavras de Berzoini, que, logo após a confirmação do resultado, afirmou que sua principal meta, desde já, será fortalecer cada vez mais a unidade do partido, com vistas à disputa eleitoral de 2008 e, logo a seguir, de 2010.
Entendo que essa não é a tarefa apenas do recém-eleito presidente nacional do PT, mas de todos nós, comprometidos com o futuro do nosso partido, incluindo-se aí, sem dúvida, o quadro partidário em nossa região. Superadas as as disputas municipais, a hora agora é concentrar todos os nossos esforços e nossas forças para o pleito do ano que vem.
De minha parte, continuo discutindo com a nossa militância a respeito de qual papel me cabe representar na disputa eleitoral de 2008, de forma a contribuir, de melhor maneira possível, para fortalecer o nosso partido na região.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região