IBOPE: LULA ESTÁ COM 24 PONTOS À FRENTE DE ALCKMIN
A vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, em relação a seu adversário, Geraldo Alckmin, subiu para 24 pontos, segundo a pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal Nacional, da TV Globo. Na amostragem, Lula tem 62% dos votos válidos, contra 38% do candidato tucano, dos votos válidos. Na pesquisa passada, realizada em 12 de outubro, o presidente tinha 12% de vantagem sobre Alckmin.
No dia 17 passado, o Datafolha também mostrou uma vantagem de Lula de 20 pontos, e na pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira, Lula está com 22 votos de vantagem. Na pesquisa do Ibope não foi feita avaliação do governo, mas na pesquisa do Datafolha, os eleitores opinaram também sobre o governo Lula, sendo que 51% acham sua administração ótima ou boa, 33% acham o governo regular e apenas 15% acharam que ele é ruim ou péssimo.
Lula dobrou a vantagem sobre Alckmin, em relação à primeira pesquisa do Ibope, há uma semana. O presidente tinha 12 pontos a mais que seu adversário. Em relação ao Datafolha, o crescimento de Lula foi de 4 pontos em três dias. Desde a primeira pesquisa neste segundo turno, divulgada no dia 6 de outubro pelo Datafolha, e levando em consideração a pesquisa do Ibope, Lula teve um crescimento de 16 pontos. Na amostragem feita no dia 6, o presidente tinha 8 pontos de diferença de Alckmin.
A pesquisa mostrou que a população brasileira vem gostando não apenas da forma como Lula governa o país, mas também acredita em suas propostas, apresentadas diariamente nos programas da campanha política. Neles, o presidente não ataca o adversário, mas deixa claro que seu projeto é diferente de Alckmin. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores em 198 cidades brasileiras, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22600/2006.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região