HOSPITAL GUILHERME ÁLVARO SERÁ INSPECIONADO PELA COMISSÃO DE SAÚDE DA ALESP
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na tarde de hoje (8), requerimento da deputada Telma de Souza (PT) que solicita uma visita técnica ao Hospital Guilherme Álvaro (HGA). A unidade, mantida pelo Governo do Estado, é referência para as regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
O objetivo da visita é averiguar denúncias de ausência de médicos e fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Casos graves com este teor são constantemente mencionados nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde de Santos e, recentemente, ganharam espaço na imprensa.
No último dia 14 de setembro, uma menina de dois anos de idade morreu à espera de atendimento na UTI pediátrica do complexo de saúde. O serviço, porém, está desativado desde o último mês de junho para reforma. Funcionários da unidade denunciaram à imprensa, na época do acontecimento, que os reparos sequer haviam sido iniciados.
Necessitando de uma cirurgia no sistema digestivo, a menina veio do município de Cananeia e ficou internada num leito semi-intensivo após a operação. Em razão de complicações no seu quadro clínico, apesar do empenho dos profisisonais do HGA, a criança faleceu. A ausência de médicos intensivistas foi fator decisivo na tragédia.
A falta de médicos no complexo é situação corriqueira no complexo. O quadro de profissionais está, há muito tempo, defasado. “Não é possível que se percam vidas em razão de demoras burocráticas e de reformas intermináveis”, destacou a deputada Telma de Souza, que é membro suplente da Comissão de Saúde da Alesp.
Agora, os deputados que compõem a Comissão de Saúde da Alesp vão definir a data da visita técnica.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região