HOMENAGEM AOS 48 ANOS DO CHURRASCO NA BRASA, NO GONZAGA, EM SANTOS
Uma saga iniciada em Olviedo, nas Astúrias, até Santos. Uma homenagem, nesta terça-feira (24), na Câmara, marca o aniversário de lançamento do churrasco na brasa, na orla de Santos, no verão de 1962. A história de Venerando Rodrigues Quinhones, 95 anos, fundador do Ao Chopp do Gonzaga, é reverenciada com uma sessão solene em que será conferida placa comemorativa, proposta por Telma de Souza (PT).
Tratam-se dos 48 anos do estabelecimento que ajudou a fazer aquele trecho da calçada da Avenida Ana Costa, um dos mais famosos da turística cidade de Santos. O evento será realizado às 19h00, na Sala
Princesa Isabel, no Paço Municipal de Santos (Praça Mauá, Centro Histórico de Santos, s/n°).
"Nestas quase cinco décadas de atividade, o Ao Chopp do Gonzaga foi um exemplo de bons serviços prestados, demonstrando respeito pela sua clientela. O padrão de atendimento e a qualidade de sua cozinha garantiram a travessia dos períodos mais difíceis de crise econômica, além de ter sido uma feliz ideia gastronomica para os apreciadores do bom churrasco. Merece um registro histórico digno de seu passado, e em consonância com o presente”, disse a vereadora.
Ao Chopp do Gonzaga – O estabelecimento foi fundado em 1962, por Venerando Rodrigues Quinhones e Belmiro Martins dos Santos. Especializado em espeto na brasa, com seu balcão característico de 17
lugares, tonou-se uma referência na gastronomia santista. Venerando Rodrigues Quinhones, espanhol, aos 95 anos, veio para o Brasil com 14 anos, tendo uma vida inteira dedicada ao comércio. O estabelecimento, hoje, é mantido pelo filho, José Rodrigues, e os netos, Thiago, Vinícius e Thaísa Rodrigues. Ao Chopp do Gonzaga foi um dos primeiros a oferecer o legítimo churrasco na brasa em plena orla da praia. Em pouco tempo firmou-se como um local para apreciadores da boa mesa. Tanto santistas quanto turistas das mais variadas regiões do estado, do país e do exterior encontram no restaurante um serviço à altura dos mais desenvolvidos centros urbanos.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região