HOMENAGEM À CONFEITARIA VIENA É NESTA TERÇA-FEIRA, NA CÂMARA
Uma das mais conhecidas e tradicionais casas de doces da cidade será homenageada pela Câmara de Santos, por iniciativa da vereadora Telma de Souza (PT), nesta terça-feira (17), às 19h. Sessão solene será realizada com entrega de placa comemorativa para a Confeitaria Viena, pelas suas cinco décadas de bons serviços prestados à população. A cerimônia ocorrerá na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal (Praça Mauá, s/n°, Centro Histórico de Santos).
Telma justifica a homenagem pelos méritos da confeitaria, traduzido em suas receitas, que seguem basicamente a vertente de quatro escolas da culinária mundial: austríaca, francesa, italiana (nos sorvetes e cremes) e a afro-brasileira. “A casa passou por gerações, sendo uma referência, inclusive internacional, ao abastecer fornecedores de navios. Com um passado de glórias, a Viena é um pedaço da culinária internacional em nossa turística cidade de Santos”, disse a parlamentar.
Confeitaria Viena - Em 10 de janeiro, a casa completou exatos cinquenta anos. Fundada por Frederico Jobst, Hans Korfellner e Helmuth Witt, em 1960, no coração do Gonzaga, o estabelecimento firmou tradição ao servir com brilhantismo, seguidas gerações de santistas e turistas. Helmuth Witt, brasileiro, nascido em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, é filho de alemão. Foi funcionário público da Prefeitura de Santos, tendo implantado a primeira versão do holerite para o funcionalismo. É também, fundador da Caixa de Pecúlio dos Servidores de Santos. Helmuth associou-se ao vienense Hans, que deu nome à confeitaria, e ao alemão Frederico. Com o tempo, a família Witt teve novos sócios. Desde 1999, o negócio é mantido pelo sucessor, Carlos Ernesto Campos Witt.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região