FRENTE PARLAMENTAR ESTADUAL INDICA CAMINHOS PARA SANTOS HOSPEDAR SELEÇÃO DURANTE A COPA DE 2014
Iniciativa da deputada estadual Telma de Souza (PT), a Frente Parlamentar Estadual para a Indicação de Santos como sub-sede da Copa do Mundo de 2 014 foi lançada na Cidade. Autoridades debateram o tema na Câmara Municipal na sexta-feira (26).
Autoridades, empresários e populares prestigiaram o lançamento da Frente Parlamentar Estadual para a Indicação de Santos como sub-sede da Copa do Mundo de 2014, na noite de sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, a avaliação é de que Santos tem boas condições e força política para atrair uma das 32 seleções que vão disputar a competição, cuja abertura está prevista para ocorrer na cidade de São Paulo.
A deputada estadual Telma de Souza (PT) lembrou que já propôs o debate na própria Câmara de Vereadores de Santos (onde exerceu mandato de janeiro de 2 009 a dezembro de 2 010), por meio de Comissão Especial de Vereadores (CEV) hoje presidida por Adílson Júnior (PT). “Das
cidades que pretendem ser base para uma seleção durante a Copa, nenhuma está tão próxima ou tem a estrutura e chancela do Santos Futebol Clube e seu Centro de Treinamento Rei Pelé”, observou Telma.
Para a parlamentar, é imprescindível que a Cidade invista no aprimoramento de setores como Transporte e Saúde para facilitar a conquista deste objetivo. Ela lembrou, ainda, que essa é uma
oportunidade única para a aceleração do desenvolvimento da Baixada Santista. “É um passaporte para a capacitação da nossa população, sobretudo no aprendizado de línguas e no atendimento de serviços, como a hotelaria. Principalmente, estaremos alavancando a nossa autoestima”, destacou Telma.
Números
De acordo com o presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Dias Guimarães, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cadastrou, inicialmente, 140 municípios que poderão servir como cidades-base na Copa, entre eles Santos. Destes, 64 comporão a lista final, que será disponibilizada para a escolha das seleções.
Segundo Guimarães, a estrutura de serviços (entre eles o comércio e restaurantes, por exemplo) tem boa base. A de hospedagem, que conta hoje com 1.200 quartos de hotel, está prestes a crescer para 2.650, uma vez que há oito empreendimentos do setor em construção ou com projetos já aprovados na Cidade.
A secretária de Turismo de Santos, Wânia Seixas, por sua vez, ressaltou que um dos investimentos com vistas à Copa do Mundo já está praticamente assegurado por Santos. O projeto, do Governo Federal, trata da instalação de novos berços de atracação no Porto, que serão capazes de abrigar até seis transatlânticos. As luxuosas embarcações podem auxiliar a rede hoteleira regional hospedando parte dos turistas.
Compuseram a Mesa durante o lançamento da Frente Parlamentar Estadual para a Indicação de Santos como sub-sede da Copa do Mundo de 2 014, ainda, o secretário municipal de Esportes, Paulo Musa, o presidente da Câmara de Santos, Manoel Constantino, e os vereadores Geonísio Aguiar e Adílson Júnior.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região