
O SUAS já é uma realidade no Brasil. Aos moldes do Sistema Único de Saúde – SUS, que aplica recursos federais, estaduais e municipais nos serviços de Saúde de cada cidade, o SUAS ainda não recebeu adesão do Estado de São Paulo. O objetivo final da Frente é a formulação de uma legislação específica para a assistência social em todo o território paulista.
Lançada no dia 4 de abril deste ano, com a presença da secretária-adjunta nacional da Assistência Social, Valéria Gonelli, e da especialista Aldaiza Sposati, considerada a papisa do tema no País, além de centenas de gestores, usuários e trabalhadores do setor, a Frente Parlamentar teve a sua primeira reunião organizativa no dia 8 de maio último. No encontro, entre outras deliberações, ficou definida a data da primeira audiência pública, no dia 17 de junho, com a presença do deputado estadual de Minas Gerais André Quintão (PT), autor da lei da Assistência Social no estado.
Segundo a deputada Telma de Souza, que defende a implantação da legislação em São Paulo, a reunião desta terça-feira vai deliberar sobre os rumos da Frente, como a descentralização das ações para todas as regiões administrativas paulistas.
