A inscrição do nome de José Bonifácio de Andrade e Silva no Livro dos Heróis da Pátria é uma das solenidades incluídas no programa oficial das comemorações dos 47 anos de Brasília. A cerimônia acontecerá no próximo dia 21 de abril, às 10 horas, no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes. O ato é resultado de projeto de lei nesse sentido apresentado pela ex-deputada e primeira suplente do PT de São Paulo Telma de Souza.
O projeto, que tramitava desde 2001 na Câmara dos Deputados, atendeu a um pedido do Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, fundado em Santos. Embora citado com destaque em livros didáticos e até em documentários e filmes sobre o período da Independência, José Bonifácio ainda não era reconhecido oficialmente como um dos vultos da Pátria. “Omissão e injustiça que agora é reparada”, afirma Telma de Souza, autora também de outra proposta, ainda em tramitação, que institui uma semana inteira de atividades destinadas ao resgate da memória desse santista ilustre.
“A educação necessita de modelos que inspirem a mobilizem positivamente os educandos, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos. A Semana Nacional José Bonifácio de Andrade e Silva vai celebrar figura ímpar da história brasileira – um exemplar cidadão de ontem que, pelas suas virtudes morais e intelectuais, serve de modelo ao Brasil de hoje”, declara Tema de Souza na justificativa do novo projeto, ressaltando a participação do homenageado em episódios importantes, como a independência do país e a abolição da escravatura.
Excursão - O Movimento Pró-Memória de José Bonifácio está organizando uma excursão, com partida de Santos no dia 20, e retorno no dia 22, para as pessoas interessados em assistir à cerimônia de entronização em Brasília. Detalhes podem ser obtidos pelo telefone (XX13) 3284-2084.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região