EMPENHO DE TELMA FOI FUNDAMENTAL PARA A PAUTAÇÃO DO PROJETO DAS MONITORAS
A atuação da vereadora Telma de Souza (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara, foi fundamental para a aprovação, ontem (11/11), do projeto de lei complementar que reconhece o trabalho pedagógico e educacional das monitoras de creche da rede pública municipal. A matéria teve a segunda votação, após esforço de Telma para a pautação - em primeira votação - na segunda-feira.
Não fosse o esforço pessoal da parlamentar, a matéria poderia ter seguido um ritmo mais lento, podendo inclusive nem entrar na pauta de votação. Para isso, bastaria que uma das comissões responsáveis - Justiça e Redação, Serviço Público ou Educação -, demorasse para analisar o assunto. Como presidente da Comissão de Educação, Telma assinou o parecer favorável já na última sexta-feira, quando firmou compromisso com o presidente do Legislativo, de pautação para a sessão seguinte.
Telma pediu que o projeto entrasse em pauta suplementar. No entanto, até o início da sessão, não havia garantia quanto à votação. Por telefone, Telma mobilizou seu gabinete e a Câmara, para garantir a pautação. Uma vez pautado o projeto, sem a presença de Telma no plenário, que voltava de uma consulta médica em São Paulo, houve manobra para esvaziar a sessão. Com isso, a parte inicial dos trabalhos, o pequeno expediente, das 18h às 20h, foi abreviado, e passou-se imediatamente à segunda parte, a ordem do dia, com a votação do projeto. Até mesmo os presentes não entenderam a velocidade daquela sessão.
Quando Telma chegou a Santos, a sessão há havia acabado. Mesmo assim, ela comemorou a votação favorável. “Faria imenso gosto em votar o projeto antes de me afastar, como eu já havia anunciado. Infelizmente, não foi possível, mas o importante é a conquista que obtivemos todos juntos. O meu mandato, em nenhum momento titubeou com o assunto. Fizemos pressão, denunciamos e apontamos o equívoco, que já deveria ter sido solucionado há muito tempo”, afirmou Telma.
Com a aprovação definitiva do projeto na quinta, a partir de janeiro de 2011, as monitoras serão, por direito, professoras. Dezenas delas comemoraram a aprovação e reconheceram a importância de Telma para o desfecho positivo. “Telma foi fundamental no processo. Ela foi como uma mãe para nós, monitoras, desde o início, quando promoveu o concurso público, aumentou o número de creches e, nessa última luta, pressionou a Prefeitura para que elaborasse o projeto que, agora, foi aprovado”, afirmou Maria Rita de Cássia Vasconcelos, ex-monitora.
“Hoje é dia de comemoração, de agradecimentos. Muitos dos vereadores assistiram de perto e com perseverança a nossa luta. Mas, não olharam somente por nós; mas também pelas nossas crianças. Elas serão atendidas com ânimo de quem tem seu trabalho reconhecido e carregarão consigo este importante valor. E Telma, por ser professora e presidente da Comissão de Vereadores que trata da Educação de Santos, entendeu nossas necessidades e nos atendeu com compreensão e carinho para resolvermos esse assunto de extrema complexidade”, disse Hilda Alves dos Santos Dias, membro da Comissão de Monitoras.
Leia mais sobre o assunto
PROJETO DAS MONITORAS DE CRECHE É APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO
"NÃO ESTOU INDO EMBORA. ESTOU SÓ PREPARANDO A HORA DE VOLTAR"
CÂMARA RECEBE PROJETO QUE REGULARIZA A FUNÇÃO DAS MONITORAS DE CRECHE
EXECUTIVO PROMETE PROJETO PARA REGULAMENTAR MONITORAS DE CRECHE
NOSSOS PROFESSORES LUTAM DIARIAMENTE POR UM PAÍS MAIS INSTRUÍDO, POLITIZADO E JUSTO
MONITORAS DE CRECHE LUTAM PELO RECONHECIMENTO PROFISSIONAL
MONITORES DE CRECHE PEDEM INTERFERÊNCIA DE TELMA
TELMA QUER REGULARIZAÇÃO FUNCIONAL DE MONITORAS DE CRECHE
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região