Em Jacupiranga, Telma sugere audiência sobre trens regionais
Jacupiranga, no Vale do Ribeira, deve ser a primeira cidade a promover uma audiência pública para discutir o Programa de Resgate dos Trens Regionais, anunciado em julho pela deputada federal Telma de Souza (PT-SP), após ser informada do projeto através de técnicos do Ministério dos Transportes. Pelo programa, 13 trechos ferroviários foram escolhidos para receber obras de recuperação, por meio de um convênio entre o ministério e o BNDES, que vai financiar até 70% dos equipamentos, vagões, locomotivas e material rodante. A linha Santos-Jacupiranga é um dos trechos-piloto escolhidos.
O assunto foi tema de conversa entre a deputada e o prefeito de Jacupiranga, João Batista de Andrade (PT). “No cronograma do ministério, será primeiramente enviado um questionário às prefeituras e câmaras municipais, para que se possa avaliar o interesse local pelo projeto. A partir daí, como devem surgir dúvidas, serão realizadas audiências públicas para que todos possam conhecer os detalhes do programa. É por isso que é de fundamental importância as cidades já estarem se preparado para discutir o assunto, e Jacupiranga, por ser um terminal, poderia muito bem sediar o debate”, disse a deputada, que realiza viagem de dois dias ao Vale do Ribeira.
Na terça-feira, Telma cumpriu extensa programação, visitando o presidente da Câmara de Vereadores de Registro, Raul Calazans. Esteve também no projeto social Renascer e no Hospital São João, além de participar da abertura da 1ª Conferência de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira. Telma prestigiou ainda uma festa típica em homenagem aos pescadores, em Cananéia, e esteve em Sete Barras, onde, no ano passado, como resultado de seu trabalho pela região do Vale, recebeu o título de cidadã setebarrense. A deputada deixa o Vale do Ribeira ainda hoje (15) e segue para Brasília, onde cumpre compromissos parlamentares.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região