Presente na recepção do governo brasileiro em homenagem à presidente chilena, Michelle Bachelet, na última terça-feira (11/04), em Brasília, a deputada federal Telma de Souza foi apresentada como a ‘grande prefeita de Santos’ pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente afirmou que Telma mostrou a capacidade da mulher nos espaços decisórios da política. Telma, que foi prefeita de Santos entre 1989 e 1992, ficou visivelmente emocionada em conhecer a presidente do Chile e também com as palavras de Lula. “Michelle é uma referência não apenas para nós mulheres, mas para toda a esquerda mundial. Vê-la ao lado do presidente Lula foi um momento histórico, inclusive para o desenvolvimento da América Latina”, declarou Telma.
O presidente Lula foi além e abriu um espaço no protocolo para, ao pé do ouvido, elogiar o trabalho de Telma por sua luta vitoriosa de trazer a Unidade de Negócios de Gás e Petróleo da Petrobras para Santos.
Desde 2000, quando o tema foi incluído no programa de governo da parlamentar enquanto candidata à Prefeitura santista, Lula vem acompanhando com interesse as marchas e contramarchas que marcaram a difícil queda de braço entre os que defendiam que a unidade fosse instalada em Santos e os que achavam que o núcleo deveria ser implantado em outra localidade. Embora o presidente nunca tivesse se manifestado publicamente sobre o assunto, sua atitude para com Telma deixou claro por qual das duas alternativas ele torcia. “Para nossa região, a vinda do escritório da Petrobrás representa uma oportunidade enorme para o desenvolvimento da região. Tenho certeza de que em poucos anos muitas conquistas virão para povo da Baixada. Fico muito feliz de ter participado desse processo e que a sua conclusão tenha acontecido durante o mandato do presidente Lula”, concluiu Telma.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região