EM CELEBRAÇÃO À PINACOTECA, EQUIPE DE RESTAURO DO CASARÃO BRANCO SERÁ HOMENAGEADA
Pedreiros, pintores, arquitetos, engenheiros, entre tantos outros que trabalharam na restauração da Pinacoteca Benedicto Calixto, há duas décadas, serão homenageados nesta quinta-feira (31), às 20 horas, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Santos. O ato, que celebra também os 25 anos da Fundação, será realizado no Casarão Branco da Praia, onde, possivelmente, eles tenham feito a maior demonstração artística dos seus trabalhos.
Proposta pela deputada estadual Telma de Souza (PT), com aprovação suprapartidária do Parlamento Paulista, a homenagem reveste-se de uma simbologia especial: quando prefeita de Santos, de 1989 a 1992, ela promoveu o restauro do casarão, que passou a ser abrigado pela Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, atualmente com 25 anos.
“O diferencial da recuperação do casarão foi a utilização de pessoal da própria Prefeitura de Santos. A Prodesan cedeu funcionários e muitos deles foram formados neste trabalho in loco. O resultado todos conhecem: há 20 anos, Santos tem um patrimônio belíssimo que, dignamente, abriga a riquíssima obra de Benedicto Calixto”, certifica Telma, ao complementar que a data escolhida marca os 85 anos da morte do pintor.
O ato solene contará com parte da equipe que trabalhou no restauro, desde serventes até a funcionários da Prodesan à época. “Buscamos localizar também quem contribuiu anonimamente com o resgate cultural da nossa Cidade. Alguns, devido ao tempo, não foram localizados, mudaram ou, infelizmente, morreram. Mas, aqueles que foram encontrados, ficaram muito felizes ao serem comunicados da homenagem e, certamente, todos serão reconhecidos”, explica a deputada.
Telma vai destacar o papel decisivo de personalidades como Darcy Barros, idealizador da Fundação; Nazareth Motta Leite, coordenadora dos trabalhos de restauração do imóvel; Cyro Raphael Monteiro da Silva, engenheiro responsável pela obra; e Alcindo Gonçalves, diretor-presidente da Prodesan quando da recuperação do casarão.
O ato ainda resgatará a atuação dos ex-prefeitos Carlos Caldeira, que em 1979 promoveu a desapropriação do imóvel, e Oswaldo Justo, que em 1986 negociou com herdeiros litigiosos do casarão a sua posse para o uso definitivo, culminando com a atuação de Telma, que iniciou e concluiu a restauração em seu governo.
Ao final do ato solene, um coquetel será servido aos convidados. O Casarão Branco fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão, em Santos. A entrada é gratuita.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região