
Em mais uma audiência pública para discussão do traçado do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá, na tarde desta terça-feira (18/2), a deputada estadual Telma de Souza (PT) voltou a defender a construção do empreendimento na entrada de Santos, e não no bairro do Macuco. Centenas de moradores do tradicional bairro santista, ameaçados por mais de 100 desapropriações pelo Governo do Estado, protestaram veementemente contra o projeto.
O governo estadual (que já voltou atrás na intenção de construir a embocadura do túnel em outro bairro santista, o Estuário, em virtude das sucessivas manifestações populares), agora, pretende desalojar famílias de ruas do Macuco, como a José do Patrocínio, Padre Anchieta, Rodrigo Silva, Senador Dantas e Santos Dumont.
Sob clima tenso e marcado por inúmeras manifestações de munícipes contra o Governo do Estado, Prefeitura de Santos e a Dersa, Telma também se pronunciou: “Somos a favor da ligação seca entre as duas cidades, mas a queremos construída na entrada de Santos. Não se pode tirar do papel um projeto que se arrasta há quase 100 anos às custas das casas de centenas de moradores”, destacou Telma. “É um erro grotesco o Governo do Estado insistir no trajeto do túnel pelo Macuco, atraindo o trânsito de carros e carretas para dentro da cidade. A melhor e menos impactante opção, sem dúvida, é a entrada de Santos”, insistiu a deputada.
Governistas barraram
Em outubro do ano passado, Telma propôs a realização de um debate sobre o assunto na Assembleia Legislativa de São Paulo, por meio das comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais, Infraestrutura e Transportes e Comunicações. A bancada governista da Casa, que conta com a grande maioria dos deputados, porém, barrou a iniciativa.