DIRETOR DA ECOVIAS CULPA USUÁRIOS POR ENGAVETAMENTO NA IMIGRANTES
Convocado para dar explicações aos deputados estaduais sobre o acidente que envolveu 280 veículos e fez 46 vítimas, sendo uma fatal, no último dia 15, o diretor-superintendente da Ecovias – concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes –, José Carlos Cassaniga, disse hoje à tarde (27) que o engavetamento foi consequência de "má conduta na direção e excesso de velocidade por parte dos motoristas".
A afirmação foi feita em reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Comunicações, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Diante disso, a deputada estadual Telma de Souza (PT) apresentou Requerimento de Informação à Secretaria de Logística e Transportes em que pede para ter acesso aos registros do disco do tacógrafo do caminhão que supostamente deu origem ao acidente.
Há 10 dias, a parlamentar apresentou Indicação para que o Governo do Estado e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) determinem à concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) a adoção da chamada Operação Comboio também na subida da Rodovia dos Imigrantes (que liga o planalto paulista ao litoral), quando a visibilidade estiver prejudicada em razão da incidência de neblina. À questão, Cassaniga respondeu que não existe essa possibilidade “porque não se pode bloquear a pista com segurança”.
Presente à reunião, Telma destacou que se faz necessário, para elucidar o acidente, os registros do tacógrafo do caminhão envolvido. “Recentemente foram feitas suposições de que o motorista do caminhão envolvido estava submetido a um período exaustivo de trabalho, superior a 40 horas, mantendo-se apenas por remédios que inibem o sono”, salientou a deputada.
No Requerimento, a parlamentar indaga, ainda, a quantidade de comboios que foram realizados nos meses de agosto e setembro deste ano e no mesmo período do ano passado; quem faz a medição de precipitação de neblina para determinar os avisos e os comboios nas estradas; quais os equipamentos de medição e previsão de neblina e quais os modelos e as respectivas idades e tecnologias que são aplicadas.
Caminhões na Anchieta
Por fim, o Requerimento de Telma questiona o porquê de os veículos de carga não serem transferidos para a Via Anchieta definitivamente, já que comprometem a segurança dos usuários da Rodovia dos Imigrantes. “É um antigo desejo dos moradores do Litoral Paulista, para o qual nunca se obteve uma resposta embasada e concreta”, finalizou a deputada.
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