O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está 12 pontos à frente do tucano Geraldo Alckmin na disputa à presidência da República. Lula tem 56% dos votos válidos (sem contar brancos e nulos) contra 44% do ex-governador do estado de São Paulo. É o que revela a primeira pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (11), pelo jornal Folha de S. Paulo.
Levando em conta os votos brancos e nulos, o percentual de eleitores favoráveis a Lula oscilou de 50% para 51%. Já Alckmin caiu três pontos, de 43% para 40%, em relação a pesquisa anterior publicada no último dia 6. Entre um levantamento e outro, o grande fato novo foi o debate na tevê Band, o que confirma a avaliação geral de que Lula venceu o encontro.
Lula manteve vantagem nas cinco regiões do país, em relação a seu adversário Geraldo Alckmin, que teve queda acentuada em algumas delas. O Sul e Nordeste foram as regiões onde Lula cresceu mais, segundo a amostragem.
No Norte e Centro-Oeste, Lula tinha 50% das intenções de votos. Segundo o Datafolha, o presidente manteve sua vantagem, enquanto que Alckmin caiu três pontos percentuais, de 44% para 41%. No Sudeste, Alckmin também caiu 2% depois do debate realizado no domingo, na TV Bandeirantes. Lula, que tinha 45% das preferências do eleitorado, manteve seus índices, enquanto que seu adversário desceu de 47% para 45%.
No Sul, Lula subiu de 33% para 38%, enquanto que Alckmin desceu de 57% para 54%. No Nordeste, onde o presidente sempre manteve uma acentuada vantagem, os números a favor de Lula cresceram ainda mais, de 67% para 71%, enquanto que Alckmin caiu de 28% para 24%.
A pesquisa Datafolha também mostrou crescimento da candidatura Lula, e queda de Alckmin, entre as mulheres, eleitores com ensino médio e pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos. Entre as mulheres, o presidente teve uma elevação de 1%, enquanto que seu adversário caiu 3%. Entre os eleitores com ensino médio, Lula teria 4% a mais, enquanto que Alckmin desceu 5%.
Mas a queda de Alckmin é mais acentuada entre os que ganham mais de 10 salários mínimos: 14%. Na população que ganha até dois salários mínimos, Lula também mantém a vantagem de 59% contra 32% de seu adversário.
O Datafolha entrevistou 2.868 eleitores em 194 municípios de 25Estados. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)sob o número 21.972/2006. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.Extraído do site Lula 13
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região