CONSTRUÇÃO CIVIL PRECISA DE QUALIFICAÇÃO E PROJETOS SUSTENTÁVEIS, AFIRMA TELMA
Sustentabilidade e qualificação da mão de obra são dois dos principais pilares para o desenvolvimento econômico do Brasil e da Baixada Santista, avalia a deputada estadual Telma de Souza (PT-SP). Defensora da implementação dessas políticas há mais de uma década, a parlamentar afirma que é preciso “correr atrás do tempo perdido” para que o crescimento regional, especialmente, não seja interrompido.
Telma participou da abertura do Ficon - Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região, promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação, nesta terça-feira (03/05), no Mendes Convention Center, em Santos.
Ex-prefeita de Santos, Telma trabalha para que a região se prepare para um incremento econômico ainda maior, decorrente principalmente dos setores portuário e de petróleo e gás, que ampliarão os investimentos na Baixada Santista. “Há mais de 10 anos, estou lutando arduamente para que a nossa população tenha qualificação e, assim, integrar-se a este crescimento econômico. Infelizmente, as autoridades da região não se deram conta e sequer fizeram as ações necessárias”, denuncia a deputada.
Telma foi a primeira representante da Baixada Santista a ter conhecimento da existência de petróleo e gás na camada do pré-sal. Ao anunciar a riqueza e, por conseqüência, a necessidade de preparar a região para o crescimento econômico, inclusive na construção civil, a parlamentar foi desconsiderada pelas autoridades. Contudo, diante dos esforços isolados de Telma, a Petrobras instalou a sua Base de Negócios na Baixada Santista.
A parlamentar continua a luta para preparar a região. Na Assembleia Legislativa, ela promove audiências públicas para debater assuntos que dizem respeito ao desenvolvimento urbano da Região, como a ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos,, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a hidrovia. Os eventos fazem parte da Frente Parlamentar Pró-Mobilidade Urbana de Santos e Região, criada pela deputada.
Quanto ao movimento para que Santos se torne uma sub-sede da Copa do mundo, Telma idealizou um abaixo-assinado, que já conta com mais de 3 mil assinaturas, entre elas de personalidades como o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região