Em visita à comunidade do Caminho São Jorge, na Zona Noroeste, em Santos, nesta quarta-feira (18), a vereadora Telma de Souza (PT), na companhia da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), constatou que muito precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida da população local. A princípio, intenção da parlamentar (que é candidata a deputada estadual) era fazer um encontro de campanha, mas as reclamações da comunidade foram tantas que a vereadora se comprometeu a apresentar à Câmara de Santos um requerimento solicitando mais atenção por parte do Executivo.
Um dos principais problemas do local é a falta de bueiros, principalmente no Caminho Particular São Jorge. “Não existem valas naquela rua. Segundo relatos dos moradores, quando chove, grande quantidade de lama, lixo e até animais mortos descem ladeira abaixo”, explicou a parlamentar.
Telma entende que a necessidade de implantação de um eficiente sistema de drenagem é urgente. “Em períodos chuvosos, como o das últimas semanas, o beco na entrada do Caminho Particular São Jorge, enche d’água, que espalha sujeira por toda parte. Eles precisam de uma caçamba para o lixo ser depositado de forma mais organizada, já que a coleta é realizada em longo espaço de tempo”, disse.
Mas não é só. De acordo com o morador do local, Ivan Leonardo, as crianças da comunidade são obrigadas a descerem o morro a pé para poderem estudar. “Depois de se arriscarem em meio a caminhões que insistem em trafegar nesta estreita rua (Caminho São Jorge) sempre chegam à escola com os pés molhados, correndo risco de contraírem resfriados e até pneumonia. Seria bom se contássemos com uma perua para levá-las ao colégio”, sugeriu.
Sensibilizada com o apelo da comunidade, a vereadora garantiu que abordará a questão nas próximas sessões. “Essa parte da população de Santos não pode continuar vivendo nessas condições. Precisamos fazer algo urgente para oferecer mais dignidade a esta comunidade”, afirmou.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região