COMPLEXO EDUCACIONAL SANTA CECÍLIA RECEBE HOMENAGEM DE TELMA NA ASSEMBLEIA
Por iniciativa da deputada estadual Telma de Souza (PT), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) homenageará, com uma sessão solene, o Complexo Educacional Santa Cecília, que neste ano completa 50 anos de existência. O evento acontece na próxima segunda-feira (24), às 10 horas, no Plenário Juscelino Kubitscheck, na sede da Alesp (Av. Pedro Álvares Cabral, nº201, Ibirapuera).
Um dos principais complexos educacionais da Baixada Santista, o Santa Cecília iniciou suas atividades em 1961, com um colégio que abrigava 26 alunos numa casa na Av. Rodrigues Alves, bairro do Macuco, em Santos. Hoje, cinco décadas depois, o centro educacional funciona em 16 edifícios na Cidade e possui 15 mil alunos matriculados no colégio e universidade. São oferecidos, além dos ensinos fundamental e médio, 32 cursos de graduação, 70 de pós-graduação e extensão, mestrados, doutorados e intercâmbios internacionais.
O Santa Cecília nasceu pelas mãos do hoje chanceler da Universidade, Milton Teixeira, que fundou o colégio com a ajuda da esposa, Nilza Pirilo Teixeira, e da cunhada, Emília Maria Pirilo. O trio de educadores preparou a nova geração da família, que hoje conduz a universidade: Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta); Marcelo Teixeira, reitor pró-administrativo; Lúcia Teixeira Furlani, presidente; e Maria Cecília Pirilo Teixeira, vice-presidente. Integram a nova geração do complexo, ainda, os outros irmãos, Mohamed e Milton Teixeira Filho, em cargos de diretoria.
Marcas
Ao longo da construção do Complexo Educacional Santa Cecília, a coleção de algumas marcas foi inevitável: a Unisanta criou o primeiro laboratório de conforto ambiental do País, tem a única minirrefinaria de petróleo e o único consultório farmacêutico em universidade da Baixada Santista. Foi, ainda, a primeira a implementar o surfe na grade curricular do curso de Educação Física e criou o primeiro Juizado Especial Cível em uma faculdade de Direito, entre outras proezas.
Atualmente, a Unisanta tem também um dos maiores complexos esportivos universitário do Brasil, sendo uma potência na Natação, tendo lançado atletas de ponta como Hugo Dupree (campeão mundial em 1997) e Ana Marcela da Cunha (campeã mundial da Maratona Aquática em 2011).
Pedagoga e advogada por formação, a deputada Telma de Souza (PT) já integrou o corpo docente da instituição. “A Unisanta e o Colégio Santa Cecília são muito mais que centros de educação, são instituições que ajudam a preparar as pessoas para a vida, e isso não é pouca coisa. É uma grande responsabilidade que vem sendo cumprida há 50 anos com maestria por esta família de abnegados educadores”, destacou.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região