A Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Telma de Souza, constatou hoje (26) vários problemas na Unidade Municipal Maria Patrícia, no Saboó, em Santos. Também foi visitada a unidade estadual Prof. Suetônio Bittencort Jr, no Bairro de Aparecida. Na escola municipal foram vários os problemas encontrados, desde a falta de funcionários à ausência de manutenção periódica.
A série de visitas técnicas visa dar resposta a constantes pedidos e reclamações de pais de alunos e professores. A comissão vai elaborar um dossiê e encaminhar à Secretaria de Educação ( Seduc), cobrando providências. Estiveram nas escolas a vereadora Telma de Souza (PT), presidente, e Braz Antunes Matos (PPS), vice-presidente. "Vamos reunir dados e fazer um arrazoado, encaminhar ao prefeito e à Seduc e vamos agendar uma audiência pública para sabermos por que as escolas estão nessas condições. Com um orçamento de mais de R$ 1 bilhão, isso não é possível", afirmou Telma.
Na UME Maria Patrícia, que atende crianças de três a seis anos, faltam volantes (auxiliares de professoras). A consequência é que pelo menos uma das turmas do período integral volta para casa sem banho. Os pais reclamam, mas não há o que fazer, explicam as coordenadoras. Há também muitos problemas decorrentes da falta de mantuenção, como alagamento em dias de chuva, caixa metálica para mangueira enferrujada, portas deterioradas, telhas quebradas, fios elétricos expostos, ralos inadequados, locais que oferecem riscos e vários outros itens. Uma casinha de boneca virou depósito de ferramentas, uma vez que o local está interditado. Várias vezes foram solicitadas providências, sem resultado, informaram funcionárias do estabelecimento.
Na Escola Suetônio Bittencourt, o maior problema decorre das infiltrações no teto, com muitas áreas com o reboco caindo. Há muita fiação exposta e um ventilador chegou a queimar. A unidade, porém, está em obras. A direção informou que uma reforma no teto foi feita de maneira errada no ano passado, dando origem a vários outros contratempos. Os problemas foram minimizados, uma vez que já estão sendo reparados. Nesta semana já haviam sido visitadas as unidades municipais Mário de Alcântara, funcionando na Vila Mathias, e a Escola dos Andradas, em Aparecida.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região