
Principal referência do Partido dos Trabalhadores (PT) na Baixada Santista, a ex-prefeita de Santos Telma de Souza participou, junto ao ex-presidente Lula, de uma plenária organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e outros movimentos populares do campo e da cidade, na Quadra dos Bancários, em São Paulo, nesta terça-feira (31/3). O ato é uma defesa às políticas implementadas pelo Governo Federal do PT ao longo dos últimos 13 anos, à Petrobras e à Democracia.
"O PT vem sendo alvejado por forças conservadoras, que se organizaram e não aceitam o resultado das eleições. Temos de enfrentar esta situação de frente, de cabeça erguida, cientes de que transformamos para melhor a vida de dezenas de milhões de pessoas. E isso faremos seguindo os ideiais iniciais do PT", afirmou Telma, fundadora do partido.
Principal liderança do evento, o ex-presidente Lula defendeu as ações do governo Dilma e, sobretudo, os avanços da Democracia brasileira. "Querem tirar o povo do governo. E nós temos que ir para as ruas muitas vezes. Não temos que ficar com raiva daqueles que vão contra nós”, afirmou.
Lula criticou a tentativa da oposição de reverter o resultado da eleição presidencial de 2014 e contestar a reeleição de Dilma. “Para que para eles essa eleição não termina nunca. (…) Nós aprendemos a respeitar o jogo democrático”, exaltou o ex-presidente.
Além disso, ele disse que hoje existe no País uma tentativa de fomentar uma luta de classes, de “cima para baixo”.
“Não há compreensão para entender a agressividade contra as conquistas do povo brasileiro. Não há adjetivos que eles não tenham utilizado para tentar descaracterizar e ofender Dilma”, disse Lula.
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, convocou os representantes de movimentos sociais a se unirem para preservar as conquistas garantidas aos brasileiros nos últimos 12 anos. “Devemos nos unir contra essa ameaça e com muita paciência, tolerância, abrir mão de pequenas divergências que possam existir entre nós e construir uma grande frente democrática em defesa do projeto de governo”, pediu.
Plenária - O objetivo da plenária da CUT foi discutir estratégias e preparar para duas grandes mobilizações que acontecerão, em todo Brasil, nos dias 7 de abril e 1º de maio, Dia do Trabalhador.
O evento também aconteceu em em defesa dos direitos da classe trabalhadora, por mais democracia, pelo combate à corrupção e em defesa da Petrobras.