CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO NA SAÚDE EXPÕE PACIENTES A CONSTRANGIMENTO
Com objetivo de evitar a exposição dos pacientes que dependem da Farmácia de Medicamentos Especializados de Santos, a vereadora Telma de Souza (PT) pediu que a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde cumpram os preceitos legais, evitando rotular os usuários do serviço.
Em plenário, a parlamentar, vice-líder do PT na Câmara de Santos, disse que ao contrário do que preconizam as normas, códigos e legislações, a doença dos pacientes é impressa em letras desproporcionais. “Solicito especial atenção, com a intenção de que esta prática tenha imediato fim. Essas pessoas não podem ser expostas desta forma. Já não basta o seu sofrimento?”, questionou a parlamentar, mostrando cópia de uma carteira de identificação tendo em destaque a palavra “esquizofrenia”.
Conforme a vereadora, tal prática não contribui em nada com o atendimento, não encontra amparo legal e não ajuda no tratamento, além de rotular os indivíduos, provocando desnecessário constrangimento. “Esta prática discriminatória deve ter um fim, por que ninguém merece ser carimbado”, ressaltou. Sensibilizados com a questão, diversos vereadores subscreveram o requerimento.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região