15/04/2014

BANCADA DO PSDB IMPEDE, NOVAMENTE, DISCUSSÃO SOBRE MATERNIDADES

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa impediu hoje (15/4), pela segunda vez, a discussão de importante requerimento da deputada estadual Telma de Souza (PT). O texto solicita a realização de audiência pública para discutir a capacidade de atendimento das maternidades públicas e particulares no Estado de São Paulo, com foco nas maternidades da Baixada Santista. O pedido leva em conta o cenário crítico do setor na região.
 
Desta vez, foi o deputado Welson Gasparini (PSDB) quem pediu vista ao requerimento, durante reunião da Comissão de Saúde, que é presidida por Telma. A manobra impediu a votação pela segunda vez consecutiva. Na reunião anterior, o mesmo expediente havia sido adotado pela colega de partido de Gasparini, Analice Fernandes.
 
Telma apresentou o requerimento a partir da crise instalada em Santos, onde dois hospitais particulares já anunciaram a suspensão dos atendimentos em suas maternidades. “É uma crise anunciada, que extrapola as relações comerciais entre instituições particulares e seus clientes, na medida em que essas decisões podem vir a sobrecarregar hospitais que atendem pelo SUS na Baixada Santista”, alerta a deputada Telma de Souza. 
 
Dengue, mamógrafos e outros assuntos
A votação de quatro outros requerimentos de Telma sobre assuntos diversos foram alvo da mesma manobra, por parte da bancada do PSDB, resultando no adiamento de suas apreciações na Comissão de Saúde.
 
Um deles solicita a aprovação de convite ao titular da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Dalton Pereira da Fonseca Junior, e do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, José Fernando Casquel Monti, para a apresentação dos resultados e dos planos de erradicação da dengue por parte do Governo de São Paulo e dos municípios.
 
O segundo requerimento solicitava a aprovação de convite ao coordenador de Regiões de Saúde do Estado, Affonso Viviani Junior, para prestar esclarecimentos sobre a descoberta de mamógrafos e aparelhos de raios-x armazenados e sem uso desde 2008 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande.
 
O terceiro requerimento retirado da pauta a pedido de deputados do PSDB solicitava um convite ao diretor geral da Organização Social (OS) Cruzada Bandeirante São Camilo, mantenedora do Hospital Geral de Pedreira, em São Paulo, para apresentar a situação de atendimento na unidade - em especial o ocorrido no último dia 20 de março, quando uma senhora de 87 anos foi obrigada a fazer uma lavagem intestinal no chão. 
 
O último requerimento que terminou adiado solicitava a realização de audiência pública com o secretário de Estado da Saúde, David Uip, para discutir o tema Complexos Hospitalares. “São, todos, temas de extrema relevância e que envolvem, diretamente, a saúde dos cidadãos. A cada dia de adiamento, mais pessoas estão em risco, lamentavelmente”, destaca Telma. Os mesmos requerimentos devem voltar à pauta da Comissão de Saúde na próxima semana.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais