
Celeiro de personalidades de diversas áreas de atuação, a Escola Estadual Canadá, em Santos, será homenageada, por iniciativa da deputada estadual Telma de Souza (PT). Um Ato Solene, a se realizar na próxima terça-feira (10/6), às 19h30, na sede da instituição (Rua Mato Grosso, nº 163, Boqueirão), marcará os 80 anos de uma das mais tradicionais unidades de ensino da cidade, baluarte dos áureos tempos da educação no Estado de São Paulo.
O Colégio Canadá, como é popularmente conhecido, formou nomes como o escritor Pedro Bandeira, as atrizes Cacilda Becker e Bete Mendes, os atores Ney Latorraca, Cláudio Mamberti e Sérgio Maberti , o atual ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, além do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Antônio César Peluso, e da ex-prefeita de Santos e atual deputada estadual, Telma de Souza.
Tombamento
Além de ter estudado no Colégio Canadá, Telma sempre manteve relações estreitas com a unidade de ensino, inaugurada em 1934, pelo então governador Armando Sales de Oliveira.
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2012, apresentou ao Governo do Estado, em forma de indicação, a proposta de tombamento do Canadá pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão da Secretaria de Estado da Cultura, em razão da forte ameaça da especulação imobiliária em Santos.
“O Colégio Canadá é um patrimônio não só da cidade de Santos, mas do Estado de São Paulo. O fato de uma unidade de ensino alcançar os 80 anos, mesmo diante de diversas transformações da rede estadual, não é pouca coisa. O Canadá merece todas as láureas, sempre que possível”, destaca Telma.