ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA OS 60 ANOS DA SOCIEDADE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por iniciativa da deputada Telma de Souza (PT), vai homenagear, com uma sessão solene, hoje (21), às 10 horas, os 60 anos da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL). Ligada à Igreja Católica, a SVSL logo se destacou por formar uma das mais tradicionais redes de faculdades paulistas que, em 1 986, alcançou o status de universidade, sendo a primeira da Baixada Santista.
Corria o ano de 1 951 quando, por iniciativa do 3º bispo diocesano de Santos, Dom Idílio José Soares, foi fundada a SVSL. Na época, o objetivo era a instalação do primeiro curso jurídico da Região, o que veio a se concretizar no dia 15 de julho de 1952. Direito foi o primeiro de 45 cursos que hoje formam bacharéis nas áreas de Humanas, Exatas, Saúde e Tecnologia. Ao todo, a Unisantos tem 7.500 alunos divididos em três campi, dois na Vila Mathias e um no Boqueirão, em Santos.
Na sequência do pioneiro curso de Direito, a SVSL não parou mais de crescer: vieram as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras; Comunicação; Ciências Econômicas e Comerciais; Arquitetura e Urbanismo; Serviço Social; Enfermagem; Farmácia e Bioquímica e de Engenharia.
Hoje, além dos 45 cursos de graduação, a Universidade Católica de Santos oferece dezenas de cursos de aperfeiçoamento, tais como MBA, Mestrado, Pós Graduação e Latu Sensu. Na década de
1 970, a SVSL adquiriu o Liceu Feminino Santista. Nascia, então, o Liceu Santista, colégio que atende alunos do Ensino Infantil ao Médio.
Marca
Entidade sem fins lucrativos, a SVSL, com o tempo, ganhou notoriedade por sua forte atuação comunitária, seja por intermédio das mais de três mil bolsas de diferentes naturezas que oferecem a seus alunos como incentivo à formação acadêmica, seja pelos serviços que oferece, tais como as clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, escritório jurídico, entre outros.
A instituição ainda mantém projetos sociais que oferecem cursos gratuitos na Fortaleza da Barra, em Santa Cruz dos Navegantes, uma das comunidades mais carentes de Guarujá. Por conta desse perfil, a Unisantos mantém convênios com mais de 500 empresas e é membro da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), destinando, assim, parte de sua receita a atividades dessa natureza. Hoje a Unisantos tem como chanceler o bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. O reitor é o professor mestre Marcos Medina.
O endereço da Alesp é Avenida Pedro Álvares Cabral, nº 201, Ibirapuera, São Paulo.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região