O PT Estadual confirmou, neste final de semana, o prestígio e o potencial político da Macrorregião do PT da Baixada Santista, comandada pela vereadora, ex-prefeita e ex-deputada federal Telma de Souza. Durante dois dias, Santos e Cubatão foram palcos da arrancada das caravanas do partido rumo às eleições de 2010.
Em reunião do diretório estadual, realizada na última sexta-feira (24/04), na Associação Comercial de Santos, e no encontro de sábado, em Cubatão, estiveram presentes várias lideranças petistas, como a ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra Marta Suplicy e o senador Aloísio Mercadante, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e filiados de várias regiões do Estado.
Telma explicou que as caravanas do partido serão realizadas em todos os estados do país, com o objetivo de preparar o PT para as eleições de 2010. O início por Santos e região, segundo Telma, é fruto da organização local. “A Macrorregião da Baixada foi a primeira a apresentar um projeto de ação para reunir e iniciar a preparação do partido visando 2010. Estamos numa cidade (Santos) de fundamental importância econômica e política, por isso estamos começando esta caminhada aqui, uma caminhada que vai percorrer todo o Brasil”, disse a coordenadora da Macrorregião da Baixada Santista.
Conforme Telma, a reunião do diretório estadual nas diferentes regiões, aliada às caravanas, darão ao partido melhores condições de se articular: “Queremos a coesão da nossa militância, levantar a realidade de cada região e, a partir destas situações, começar a enunciar as propostas para a formatação de um programa de governo e de metas que será usado para a eleição”.
A coordenadora da Marco explicou que em novembro acontecerá o Programa de Eleições Diretas ( PED), com a troca no comando dos diretórios. Ela disse que os dois processos em andamento, eleições internas e as caravanas, antecedem a escolha de nomes para candidaturas: “Não pautamos essa discussão (nomes de candidatos), não ocorreu esse processo ainda”.
Estratégias para 2010 - No encontro de sexta-feira, em Santos, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy afirmou que o partido deve estar preparado e fortalecido para 2010. “Há grandes chances de conseguirmos eleger a companheira Dilma Roussef (ministra-chefe da Casa Civil) e dar continuidade ao projeto do governo Lula”, afirmou Marta. Participaram ainda da reunião santista os deputados estaduais Rui Falcão, Maria Lúcia Prandi e Simão Pedro; o deputado federal, Carlos Zaratini, além de vereadores da região.
No sábado, em Cubatão, o presidente estadual do PT, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, abriu a Caravana do PT com a meta de debater o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os setoriais do partido e políticas públicas: “Vamos realizar uma análise de conjuntura, discutir a nossa capacidade de intervenção na sociedade, a crise e as ações do governo Lula, além de um programa de governo regionalizado.”
A mesa diretora dos trabalhos em Cubatão, presidida por Telma de Souza, contou com a presença também do presidente do PT local, José Moacir; dos deputados federais José Eduardo Cardoso, Arlindo Chinaglia e João Paulo Cunha; do senador Aloísio Mercadante; dos deputados estaduais Vanderlei Siraque e Maria Lúcia Prandi; da prefeita anfitriã Márcia Rosa, e do prefeito de Osasco, Emídio de Souza. Compareceram ainda lideranças petistas do interior paulista, como vice-prefeitos e vereadores.
“É uma honra para todos nós e uma honra para Cubatão receber aqui este evento. O projeto do governo Lula vai ser comparado com o da oposição e, diferentemente daquele, é um projeto generoso, centrado nas pessoas. Este país, conosco no governo, se torna mais humano e, internacionalmente, para os países ricos, atraímos os holofotes da segurança e da compreensão de que a justiça social é o melhor caminho para todas as nações”, afirmou Telma.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região