
Ex-ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff e das Relações Exteriores, no governo Lula, Celso Amorim é um ilustre cidadão santista. Embora nascido na Cidade, ele recebeu, em 2010, o título de cidadão emérito, por iniciativa de Telma, enquanto vereadora do município.
O retorno a Santos decorreu de um pedido da reitoria da UniSantos à ex-prefeita santista. Ciente de suas relações de amizade com o diplomada, a direção da Instituição solicitou a Telma que intermediasse a vinda dele para a aula magna para o novo curso de Relações Internacionais.
Celso Luiz - como é chamado por Telma - atendeu prontamente o pedido e aproveitou a oportunidade para lançar seu novo livro na cidade, Intitulado "Teerã, Ramalá e Doha: memórias da política externa ativa e altiva, a publicação relembra fatos marcantes da diplomacia brasileira nos últimos 12 anos, período em que o chanceler esteve no centro das iniciativas governamentais.
"O Celso é um grande santista. Embora ele não more na Cidade, por suas relações diplomáticas, ele mantém as raízes santista e profundo sentimento por esta terra, sempre defendendo e apoaindo por meio das suas empreitadas como representante do Governo Federal. Agora, neste momento, ele oferece o seu vasto conhecimento a uma nova turma de futuros profissionais de Relações Internacionais. Com certeza, os conhecimentos serão válidos por toda a vida de cada um dos prssentes", destacou Telma, convidada para fazer parte da mesa solene.