AO LADO DE ALOIZIO MERCADANTE, MINISTRO DA EDUCAÇÃO, TELMA INAUGURA NOVO CAMPUS DA UNIFESP NA BAIXADA SANTISTA
Na companhia da deputada estadual Telma de Souza (PT), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a Santos, sua cidade natal, para realizar a primeira visita de um ministro de Estado ao novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), inaugurado no ano passado.
O complexo, composto por dois edifícios, no bairro da Vila Mathias, abrigará a maior parte dos 1.250 alunos da instituição na Região. As aulas na nova sede serão iniciadas ainda neste mês. A Unifesp conta com seis cursos de graduação, mais outros de Mestrado e Doutorado, este previsto para ser inaugurado em março próximo.
Mercadante garantiu que é intenção do Governo Federal promover investimentos crescentes no setor de Educação da Baixada Santista. “A Unifesp veio para ficar. Este é apenas o primeiro passo de um processo irreversível de desenvolvimento da nossa região”, disse ele, logo após lembrar que é santista de nascimento e, décadas atrás, foi obrigado a deixar a Cidade para tentar a vida em São Paulo, em razão da falta de oportunidades, assim como tantos outros jovens.
O ministro também recordou de outras lutas, travadas ao lado de Telma, por conquistas para Santos. “Telma e eu fomos decisivos para trazer para Santos a sede da Petrobras, hoje uma realidade, assim como a cessão de área da Secretaria de Patrimônio da União para o Santos Futebol Clube, que é importante símbolo da Cidade. Santos merece tudo isso e muito mais”, afirmou.
O reitor da Unifesp, Walter Manna Albertoni, destacou que os últimos anos têm sido um momento histórico para o estado. “São Paulo ficou muito tempo à margem dos investimentos públicos em universidades federais”.
Telma corroborou as palavras do reitor. “Se a Unifesp hoje é uma realidade para a Baixada Santista, muito disso se deve, principalmente, ao trabalho incessante de parlamentares do PT, tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa. É muito satisfatório constatar que todo nosso esforço não foi em vão”, disse a deputada, que nos últimos anos cumpriu mandatos na Prefeitura de Santos e nos parlamentos paulista e federal.
Visita
Após a passagem pela Unifesp, Mercadante e Telma fizeram uma visita ao Colégio Canadá, no bairro do Boqueirão, em Santos. Ambos estudaram na unidade, a mais antiga instituição de ensino do Município (fundada em 1934), por onde passaram outras personalidades como o escritor Pedro Bandeira, os atores Cacilda Becker, Ney Latorraca, Bete Mendes e os irmãos Cláudio e Sérgio Mamberti, além da ex-deputada estadual Maria Lúcia Prandi e do ex-governador Mário Covas.
Por meio de uma parceria com o Governo do Estado, o ministro Aloizio Mercadante garantiu a professores e direção do Canadá que a escola será uma das primeiras a ser incluída num programa de revitalização que pretende desenvolver em diversas unidades estaduais. Pedagoga e professora de Matemática, Telma se colocou à disposição, no que for preciso, para intermediar o processo entre o Ministério da Educação e o Executivo paulista.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região