ABRAÇO SIMBÓLICO MARCA ATO CONTRA FECHAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL ABLAS FILHO
Um abraço simbólico levou cerca de 400 pessoas, entre professores, pais de alunos e estudantes, à Escola Estadual Antônio Ablas Filho, na Aparecida, hoje (16) pela manhã. O ato contou com a presença da deputada estadual Telma de Souza, que apoia o movimento em prol da manutenção da unidade, ameaçada pelo Governo do Estado de fechar. O ato teve, ainda, o apoio de membros do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp).
Mesmo após o secretário de Estado da Educação, Herman Voorhald, ter negado que a Ablas Filho será fechada, professores, pais e alunos permanecem mobilizados, até para evitar o esvaziamento gradual da escola, por meio do cancelamento de vagas. Eles querem uma garantia por escrito. “Isso (fechamento gradual) já ocorreu em outras unidades, não vamos permitir que se repita. Nem mesmo a gestão compartilhada com o Município, o que acaba encaminhando para o mesmo fim: a extinção da escola”, destacou a coordenadora da sub-sede da Apeoesp na Baixada Santista, Célia Amado.
“Essa aula que vocês tiveram aqui, hoje, não se aprende na sala de aula. É uma aula de cidadania, que ensina a reivindicar nossos direitos. Vocês, professores, pais e alunos, estão de parabéns”, disse a deputada, cercada pelos manifestantes. Os abraços simbólicos em torno do Ablas Filho se repetiram, ainda, nos períodos da tarde e da noite.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região