08/01/2013

TELMA VAI INTERMEDIAR NEGOCIAÇÃO ENTRE PORTUÁRIOS E GOVERNO

A deputada estadual Telma de Souza (PT) vai intermediar as discussões da Medida Provisória (MP) 595/2012, que propõe um novo marco regulatório para o sistema portuário, entre os trabalhadores do setor e o Governo Federal. A primeira atividade do grupo será uma reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, já solicitada pela parlamentar.
 
O ingresso da deputada para interlocução com a União sobre a MP foi definido na manhã desta terça-feira (08/01), na sede do Sindicato dos Consertadores do Porto de Santos, na Vila Mathias. O encontro contou com a participação de representantes dos principais sindicatos de trabalhadores avulsos e da Prefeitura de Santos.
 
“Com a experiência de quatro mandatos de deputada federal e ser do mesmo partido da Presidenta da República, o meu papel será abrir as portas do Governo Federal para os trabalhadores. Já falei, pessoalmente, com a ministra da Casa Civil e coloquei a necessidade de ouvir os trabalhadores, para que não haja a precarização da mão de obra portuária”, disse Telma.
 
A MP extingue a Lei 8.630, que desde 1993 é a maior referência constitucional do setor portuário, e, assim, flexibiliza os investimentos. No entanto, emendas apresentadas ao texto colocam em risco a atividade dos avulsos, ou seja, os trabalhadores que não têm vínculo empregatício com terminais e que desde sempre foram os responsáveis pelas operações nos portos.
 
Ex-presidente da Subcomissão de Portos da Câmara Federal, Telma tranquilizou os dirigentes sindicais sobre a exclusão das categorias do setor. Segundo ela, de agora até a votação da MP haverá aproximadamente um mês para convencimento das autoridades sobre a revisão do texto que coloca a situação dos avulsos em xeque. “ A discussão tem de se dar do ponto de vista do trabalhador. Não podemos deixar que a força de trabalho fique em perigo”, destacou Telma.
 
Com a volta do recesso legislativo, em 4 de fevereiro, quando a Mesa Diretora do Congresso será renovada, o Orçamento de 2013 será votado e, depois, 19 medidas provisórias pendentes terão de ser apreciadas. A MP 595 deve ser a 14ª a entrar em discussão no plenário da Câmara Federal.
Participaram da reunião representantes dos Sindicatos dos Consertadores, Estivadores, Guindasteiros, Administração Portuária, Rodoviários, Conferentes, Associação da Guarda Portuária, entre outros.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais