10/01/2020

TELMA QUESTIONA REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS

A vereadora Telma de Souza encaminhou ofício à Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) Santos, nesta sexta-feira (10), questionando o reajuste no valor da tarifa do transporte público. O preço da passagem de ônibus em Santos saltará de R$ 4,30 para R$ 4,65 a partir de segunda-feira (13). O aumento percentual é de 8,1%, praticamente o dobro da correção inflacionária do ultimo ano, que somou 4,31%.

A falta de transparência no aumento, sem debate prévio com a sociedade ou comunicação ao Poder Legislativo surpreendeu a parlamentar. “Novamente o reajuste foi acima da inflação. Desta vez, praticamente o dobro. A medida foi tomada sem prestar contas à população e a Câmara Municipal sequer foi informada. Não foi levada em conta a estagnação da economia e muito menos o desemprego”, aponta a ex-prefeita de Santos.

A vereadora aponta que estudantes e trabalhadores são os principais prejudicados. “Enquanto apresentamos projetos propondo o Passe Livre estudantil e tentamos sensibilizar a Administração Municipal sobre a necessidade de reduzir a isenção da tarifa de 65 para 60 anos, como estabelece o Estatuto do Idoso e já é praticado em outras cidades, o Poder Executivo vai na contramão ao autorizar este reajuste abusivo”, considera Telma.

Há três anos a parlamentar apresentou o Projeto de Lei 18/2017, que está em tramitação no Legislativo, obrigando a Prefeitura a realizar audiências públicas antes dos reajustes nas tarifas de ônibus.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais