15/05/2020

TELMA PROPÕE DISQUE COVID-19 E TRIAGEM DOMICILIAR 

Central telefônica poderá encaminhar o pré-atendimento domiciliar 

Para evitar a exposição desnecessária das pessoas à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), a vereadora Telma de Souza propõe a criação de um serviço de atendimento telefônico para casos suspeitos da doença. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Telma defende que a triagem e o pré-atendimento domiciliar podem proteger as pessoas saudáveis de serem infectadas pelo vírus nos hospitais e demais unidades de Saúde. Iniciativa semelhante já foi implantada com sucesso em outros locais e países, como Portugal.

Com um número telefônico específico para o serviço, apessoa que sentir os sintomas, de forma moderada, poderá telefonar, informar sua condição e receber a equipe de Saúde da Família em seu domicílio. Enfermeiros ou agentes de Saúde fariam visitas à residência do munícipe, com medidor de temperatura de testa e oxímetro, para o atendimento preliminar. Caso o paciente apresente febre ou algum tipo de alteração, passa a ser monitorado e recebe nova visita no dia seguinte. Se o aumento da temperatura persistir, o munícipe é encaminhado para a realização do teste no hospital. 

A ex-prefeita de Santos aponta que medidas como estas podem ser determinantes no enfrentamento à pandemia. Para a presidente da Comissão de Saúde, a ação preventiva reduzirá aglomerações nos hospitais.“É necessário otimizar a forma de atendimento e enfrentar o coronavírus deforma eficiente, com ampliação dos cuidados. O atendimento telefônico permitirá a realização da triagem na casa das pessoas. Assim, evitamos que elas se dirijam aos hospitais sem necessidade. É uma iniciativa que teve êxito em Portugal e pode funcionar em Santos, preservando quem está saudável e também os infectados, já que evita a superlotação dos hospitais e prioriza quem está em tratamento”, avalia Telma.

Leia também

TELMA PROPÕE CRIAÇÃO DE POLÍTICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 

Ver mais

TELMA DENUNCIA FIM DO CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Ver mais

TELMA REIVINDICA RETORNO DO CARTÃO "BOLSA ALIMENTAÇÃO" PARA 8 MIL FAMÍLIAS

Ver mais