07/11/2019

TELMA PROPÕE CRIAÇÃO DE  PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES

Estudantes da rede pública e beneficiários de programas como ProUni e Fies podem ser contemplados


Garantir o direito à mobilidade aos estudantes com menor poder aquisitivo é o objetivo do projeto de lei que institui o Passe Livre no transporte público de Santos. A medida está em trâmite na Câmara Municipal de Santos e prevê a isenção total do pagamento da tarifa no transporte público. O trabalho foi apresentado pela vereadora Telma de Souza, na sessão de segunda-feira (4), atendendo reivindicação do movimento estudantil. A meta é democratizer o acesso à Educação, que também passa pelo custo do transporte público. 

Os estudantes que poderão ser beneficiados com a implantação do Passe Livre devem morar no Município e se enquadrar em algum dos itens: cursar o ano letivo em escola e universidades públicas, bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), integrantes do Programa Bolsa Universidade/Programa Escola da Família, atendidos por programas governamentais de cotas sociais ou que comprovem renda familiar per capta inferior a um e meio salário mínimo.

A propositura está em tramitação interna no Legislativo santista.Uma das bases do trabalho é o Artigo 151 da Lei Orgânica do Município. Ele determina que o valor da tarifa deve ser condizente com o poder aquisitivo da população. A legislação do Estado também ratifica a propositura, já que a Lei Estadual 15.692/2015, que trata da concessão do subsídio financeiro ao serviço público de transporte coletivo. Esta lei autoriza o Poder Executivo a conceder isenção integral do pagamento de tarifa aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior nos transportes públicos de passageiros.

Para a vereadora Telma de Souza, que é pioneira na democratização do acesso ao transporte público, a aprovação desta propositura é fundamental para possibilitar que mais pessoas tenham oportunidade de estudar. Quando prefeita de Santos, de 1989 a 1992, Telma instituiu a gratuidade na passagem de ônibus no ultimo domingo de cada mês. No atual mandato no Legislativo santista, a vereadora defende a redução da idade máxima de 65 para 60 anos para isenção de pagamento no transporte público, como prevê o Estatuto Nacional do Idoso.

A ex-prefeita defende que a criação do Passe Livre é para a democratização do acesso à Educação e no combate à evasão escolar. “A proposta do Passe Livre em Santos é fruto de um debate com o movimento estudantil da nossa Cidade, representados aqui pelo CES e pela UMES. Contamos com o apoio desta Casa para que este projeto seja aprovado e encaminhado ao Executivo, beneficiando milhares de estudantes santistas”, pontua Telma.

De acordo com a presidente do Centro dos Estudantes de Santos (CES), Aline Cabral, o projeto do Passe Livre foi debatido no Congresso do Centro dos Estudantes de Santos (CES), como uma das principais demandas dos universitários e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. “Temos a compreensão que a mobilidade é um direito e o acesso deve ser democratizado. Num ambiente de crise em que vivemos, principalmente com grande parte da juventude desempregada, R$ 10 faz a diferença. Nesta situação, o Passe Livre é muito importante, porque pode garantir a permanência dos estudantes nas escolas e universidades. A luta pelo Passe Livre é nacional porque as pessoas devem ter acesso à Cidade e ao aprendizado”, ressalta Aline Cabral.

A opinião é partilhada pela presidente da União Municipal do Estudantes Secundaristas de Santos (UMES), Victória Batista. Ela afirma que “foi um avanço, tanto para o movimento estudantil quanto para a Câmara Municipal. A vereadora Telma apresentou o projeto, o presidente da Casa se comprometeu com os estudantes e eu espero que mais vereadores demonstrem apoio à causa. Se tudo der certo, conquistaremos o Passe Livre estudantil de Santos”, acredita Victória.

Leia também

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AOS 15 ANOS DA UNIFESP BAIXADA SANTISTA

Ver mais

TELMA PROPÕE CRIAÇÃO DE  PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES

Ver mais

TELMA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DE ALLAN KARDEC

Ver mais