06/05/2022

TELMA PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE JORNADA DE 30 HORAS SEMANAIS PARA A ENFERMAGEM

A Câmara Municipal de Santos realiza, na próxima segunda-feira (dia 9/05), a partir das 18 horas, audiência pública em defesa da jornada de 30 horas para profissionais de Enfermagem da rede municipal de Saúde.

A audiência foi marcada pela vereadora Telma de Souza (PT), que atendeu a pedidos da categoria dos profissionais de Enfermagem, por meio de um grupo de enfermeiros da rede municipal de Saúde e do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren).

Faz 20 anos que as categorias lutam pela aprovação da jornada de 30 horas semanais, por meio de projeto de lei 2.295/2020, já aprovado no Senado, nas comissões permanentes da Câmara e que está pronto para ir à votação no plenário.

Na última semana, os profissionais de Enfermagem conseguiram uma grande vitória com a Câmara dos Deputados aprovando a criação de um piso nacional salarial para Enfermeiros, técnicos de Enfermagem e Parteiras. A proposta segue, agora, para sanção presidencial.

30 Horas
A realidade da jornada de 30 horas em Santos já vem sendo discutida também há muito tempo. “De fato, a Organização Municipal da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho já preconizam as 30 horas semanais há muito tempo. No País, deve ser aprovada, também, mas em Santos já deveria ter sido implementada essa jornada porque ela é justa e referência mundial”, afirma Telma.

“O objetivo da audiência é discutir com o Executivo e profissionais a adoção da jornada o quanto, encaminhar ajustes e solucionar entra e que possam estar retardando essa demanda importantíssima para a categoria e pacientes  ”, afirma Telma de Souza.

Participam da mesa da audiência pública, a vereadora Telma de Souza, presidente, o secretário de Gestão, Rogério Custódio, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta,  a presidente do Coren Jaime Francisco Pedro dos Santos e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dra. Elaine Aparecida Leone.

Audiência Pública: Jornada de 30 Horas na Enfermagem

Local:  Câmara Municipal de Santos, Auditório Zeny de Sá Goulart, Praça Tenente Mauro Batista, 01, - Vila Nova.
Data: 9 de maio, às 18 horas.
Tema: Jornada de 30 Horas na Enfermagem

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais