16/10/2012

TELMA EXIGE MEDIDAS ENÉRGICAS DO ESTADO CONTRA A ONDA DE ASSASSINATOS NA BAIXADA SANTISTA

A deputada estadual Telma de Souza (PT) pediu ao Governo do Estado de São Paulo providências imediatas para conter a onda de violência que assola a Baixada Santista. Desde o último dia 3, pelo menos 20 pessoas foram assassinadas a tiros em Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente. Dentre as vítimas, duas eram policiais militares, executados sumariamente em Santos e São Vicente.

Além de requerimento onde cobra informações a respeito do que já foi apurado sobre os casos e a relação entre as mortes e a Polícia Militar, Telma levou o assunto ao Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ontem (16).

Da tribuna, a petista reforçou ao governador seu pedido de medidas enérgicas para a apuração dos fatos e no reforço do policiamento da Baixada Santista. “Informações obtidas pela Liderança do PT na Alesp apontam que representantes de facções criminosas agem contra policiais. Estes revidam contra bandidos e, eventualmente, inocentes. Além desses relatos, há, também, supostas denúncias sobre os iminentes assassinatos de mais 36 policiais em todo o Estado, além de boatos diários sobre a decretação ‘toques de recolher’ em diversas cidades”, pontuou Telma.

A deputada lembrou que o secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, atribui os fatos a "situações locais". Contudo, observou que o governador admitiu haver possibilidade de relação dos casos com uma facção criminosa que age no Estado.

“As características dos crimes relacionados evidenciam a tese de que os assassinatos de civis ocorreram após a morte de um policial, sendo que a maioria dos casos ocorreu em bairros periféricos. Tudo isso é muito grave e representa uma grande ameaça não só à segurança, mas à garantia constitucional de direitos. Não podemos assistir a mais um triste episódio como os Crimes de Maio, de 2006, de braços cruzados. É dever dos agentes públicos agir com energia e rapidez, prestando contas à população”, finalizou Telma.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais