11/04/2022

TELMA DE SOUZA PROPÕE UM PACTO PELA SAÚDE DE SANTOS

A vereadora Telma de Souza (PT) propôs, na Câmara Municipal de Santos, a construção de um Pacto pela Saúde no Município. Segundo a ex-prefeita da Cidade, é notoriamente enorme o número de casos de pessoas que entram em contato com o seu gabinete em busca de, principalmente, exames de imagem, cirurgias e consultas. 

Entre as medidas sugeridas por Telma, estão a contratação emergencial de servidores para a Saúde em todas as funções em que haja vagas em aberto. Segundo a vereadora, é preciso reduzir os números das filas para exames, procedimentos e consultas.

Telma entende que a atual crise financeira fez com que muitos santistas perdessem a capacidade econômica para custear um plano de Saúde, o que sobrecarregou a demanda de serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pandemia da Covid-19 também criou uma demanda reprimida que, atualmente, aflora nas unidades e se somou a uma demanda que já era alta, mas que aumentou muito nos últimos meses.

“Não podemos achar normal a espera por dois anos para se conseguir um exame e meses e até anos para se conseguir uma cirurgia”, disse Telma. Tratamentos oncológicos, entre outros, têm desesperado pacientes e familiares que buscam atendimento no prazo correto. “Em Saúde, o tempo de resposta para se iniciar um tratamento é vital. Os prazos têm que ser encurtados”, afirma Telma.

As UPAs, principalmente a da Rua Joaquim Távora, estariam entre as unidades que mais recebem queixas dos pacientes, ressalta Telma. Outra especialidade, a Saúde Mental, segundo a vereadora, encontra-se totalmente desaparelhada para atender a demanda, inclusive a que surgiu com os problemas decorrentes da pandemia da Covid-19, no qual muitos munícipes tiveram de lidar com perdas inesperadas.

Ao propor o Pacto, Telma sugere que os servidores sejam ouvidos e as terceirizações, evitadas. Ela entende que, como representantes do povo, Executivo e Legislativo têm que buscar saídas para problemas que afligem a população. “Temos a clareza de que o compromisso maior é construir alternativas para mudar esse quadro. Um Pacto poderia acelerar repostas e, em se tratando de Saúde, salvar vidas”.

Leia também

CÂMARA APROVA OBRIGATORIEDADE DO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

Ver mais

TELMA PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE JORNADA DE 30 HORAS SEMANAIS PARA A ENFERMAGEM

Ver mais

BANCO DE ALIMENTOS DE SANTOS PROPOSTO POR TELMA AVANÇA NA CÂMARA DE SANTOS

Ver mais