25/06/2020

TELMA COBRA VOTAÇÃO DE PROJETO QUE PROÍBE INCINERADORES DE LIXO EM SANTOS

Autora da propositura, Telma pautou o trabalho em setembro de 2017

A vereadora Telma de Souza está cobrando a pautacão do Projeto de Lei Complementar (PLC) 55/2017, de sua autoria, para que seja definitivamente proibida a instalação de incineradores de lixo em Santos. Apresentada há quase três anos, em 25 de setembro de 2017, a propositura proíbe a instalação de tecnologias de incineração no Município e que os resíduos sólidos oriundos da coleta pública em Santos não sejam alvos deste tipo de técnica. 

A prática de incineração de lixo é considerada defasada e prejudicial à destinação dos resíduos sólidos urbanos. Este tipo de equipamento gera poluentes orgânicos, a emissão atmosférica de cinzas e prejuízos incalculáveis à saúde humana.

"Nosso projeto tramita na Câmara há quase três anos e precisa ser pautado com urgência. Permitir a implantação de incinerados ou que os resíduos coletados em Santos tenham este destino é um retrocesso social, ambiental e humano. Além de ultrapassada, poluente e onerosa, a técnica de incineração aumenta os riscos de contaminação, é cancerígena e ineficaz", afirma Telma.

A parlamentar destaca que há outras técnicas mais modernas, sustentáveis e econômicas que podem ser utilizadas para reduzir os impactos ambientais, como a compostagem, a coleta seletiva e o biodigestor.

"Os países mais modernos aboliram os incineradores e adotaram tecnologias mais modernas. A coleta seletiva, por exemplo, fomenta a reciclagem e a geração de renda para cooperativas e associações de coletores. Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas. Nossa luta é pela vida", concluí Telma.

Leia também

AVANÇA PROJETO QUE ESTENDE CONTRAPARTIDAS PRIVADAS PARA ÁREAS VULNERÁVEIS DE SANTOS

Ver mais

TELMA COBRA PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÃO PARA AGENTES DE SAÚDE

Ver mais

TELMA COBRA CDHU E COHAB SOBRE REAJUSTE NO SÃO MANOEL

Ver mais