25/06/2020

TELMA COBRA VOTAÇÃO DE PROJETO QUE PROÍBE INCINERADORES DE LIXO EM SANTOS

Autora da propositura, Telma pautou o trabalho em setembro de 2017

A vereadora Telma de Souza está cobrando a pautacão do Projeto de Lei Complementar (PLC) 55/2017, de sua autoria, para que seja definitivamente proibida a instalação de incineradores de lixo em Santos. Apresentada há quase três anos, em 25 de setembro de 2017, a propositura proíbe a instalação de tecnologias de incineração no Município e que os resíduos sólidos oriundos da coleta pública em Santos não sejam alvos deste tipo de técnica. 

A prática de incineração de lixo é considerada defasada e prejudicial à destinação dos resíduos sólidos urbanos. Este tipo de equipamento gera poluentes orgânicos, a emissão atmosférica de cinzas e prejuízos incalculáveis à saúde humana.

"Nosso projeto tramita na Câmara há quase três anos e precisa ser pautado com urgência. Permitir a implantação de incinerados ou que os resíduos coletados em Santos tenham este destino é um retrocesso social, ambiental e humano. Além de ultrapassada, poluente e onerosa, a técnica de incineração aumenta os riscos de contaminação, é cancerígena e ineficaz", afirma Telma.

A parlamentar destaca que há outras técnicas mais modernas, sustentáveis e econômicas que podem ser utilizadas para reduzir os impactos ambientais, como a compostagem, a coleta seletiva e o biodigestor.

"Os países mais modernos aboliram os incineradores e adotaram tecnologias mais modernas. A coleta seletiva, por exemplo, fomenta a reciclagem e a geração de renda para cooperativas e associações de coletores. Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas. Nossa luta é pela vida", concluí Telma.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais