10/04/2021

TELMA COBRA REFORÇO NO COMBATE À DENGUE E CHIKUNGUNYA

A parlamentar solicita que ações de educação, prevenção e combate sejam intensificadas

O aumento expressivo nos casos de dengue e chikungunya em Santos tem assustado a população. Ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e alguns sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19. Preocupada com a questão, a vereadora Telma de Souza cobrou da Prefeitura a intensificação nos trabalhos de conscientização, prevenção e combate ao mosquito transmissor das doenças.

Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Telma relata que moradores de diversos bairros, sobretudo da Zona Noroeste, informam sobre o surgimento de novos casos a cada semana. A ex-prefeita de Santos alerta que a Secretaria Municipal de Saúde precisa ampliar as campanhas educativas e fortalecer as equipes para acabar com os pontos de proliferação de larvas.

"A rede de Saúde já está entrando em colapso por causa da gravidade da pandemia, que resulta em tantos casos e mortes por Covid. As UPAs estão a cada dia mais cheias e as pessoas em desespero. Se não intensificarmos as ações para o controle nos casos de dengue e chikungunya, os problemas serão ainda maiores", ressalta a vereadora.

O cuidado que cada pessoa deve ter com o seu espaço para acabar com o mosquito Aedes aegypti também é citado pela parlamentar. "Da mesma forma que são necessários o uso de máscara, o distanciamento físico, a higienização das mãos e o isolamento para diminuir a transmissão do novo coronavírus, outros  cuidados específicos devem ser tomados para o enfrentamento da dengue e chikungunya", defende Telma.

A presidente da Comissão Parlamentar de Educação Saúde cita a necessidade de limpeza nos quintais, terrenos e estabelecimentos para a eliminação de focos que acumulam água limpa e parada, onde as larvas do mosquito se reproduzem.

Nebulização

A nebulização nos bairros é uma estratégia utilizada para combater o mosquito em sua fase adulta. Após ser procurada por munícipes que sentiram falta do popular "carro fumacê" em suas ruas, Telma solicitou que o serviço fosse intensificado nos bairros Caneleira, São Manoel, Saboó, Vila Pantanal, Rádio Clube e Vila São Jorge.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais