10/07/2020

TELMA COBRA PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÃO PARA AGENTES DE SAÚDE

A vereadora Telma de Souza cobrou da Prefeitura de Santos o pagamento da Gratificação de Incentivo por Desempenho (GID) das agentes comunitárias de Saúde. A categoria atua na rede municipal há mais de 15 anos e foi incorporada ao serviço público em 2017, a partir de pleitos da parlamentar na Câmara Municipal. Nesta quinta-feira (09), Telma apresentou requerimento sobre o tema cobrando as secretarias municipais de Saúde e Gestão. O benefício chegou a ser anunciado pela Administração em 2018, mas nunca foi pago.

 

“Uma das grandes conquistas do nosso mandato foi assegurar o direito das agentes comunitárias de Saúde. Travamos uma luta em benefício da categoria e conquistamos o apoio de outros parlamentares. Com a vitória das trabalhadoras, além da permanência e estabilidade nos postos de trabalho, conquistamos a continuidade do serviço de Saúde da Família essencial para toda a população”, relata Telma.

 

A ex-prefeita também questionou o cumprimento do piso salarial nacional que não vem sendo cumprida. “A lei federa 13.708/2018 criou um escalonamento anual para o piso em todo o País, que não vem sendo adotado em Santos, o que traz ganhos menores aos ACSs do Município”.

 

Telma ressalta a importância dessas funcionárias para a qualidade do serviço público de Saúde, inclusive no enfrentamento à COVID-19: “O trabalho que elas fazem, casa a casa, preventivo, sempre foi essencial. E agora se tornou mais importante, porque estão na linha de frente da pandemia. É mais do que necessário que a Administração Municipal tenha este reconhecimento pela categoria”, avalia a vereadora.


Foto: PMS

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais