22/04/2020

TELMA COBRA EXECUTIVO SOBRE PROJETO DE REAJUSTE DE SERVIDORES 

A vereadora Telma de Souza apresentou requerimento cobrando o Poder Executivo sobre o envio do Projeto de Lei sobre o reajuste dos servidores públicos ao Legislativo. A ex-prefeita de Santos aponta que a medida é emergencial, sobretudo diante da crise econômica agravada com a pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

O prazo para que a Prefeitura de Santos encaminhe à Câmara Municipal uma proposta real de reajuste ao funcionalismo expirou. Agora, a categoria corre o risco de não receber nem os 4,19% de reposição inflacionária. A preocupação da vereadora é que isso aconteça, já que em ano eleitoral o chefe do Executivo não é autorizado a reajustar o salário 180 dias antes do pleito eleitoral. O prazo foi encerrado no último dia 7 de abril.

"A prefeitura sequer teve o respeito de responder às reivindicações dos servidores, apresentadas, através do sindicato da categoria, antes da pandemias do coronovírus. Estamos na reta final de abril e ainda não temos uma posição sobre isso. Valorizar o servidor público deve ser algo inerente ao exercício da gestão pública. Santos está na contramão. Diante da pandemia do coronavírus, quando temos profissionais na linha de frente nas áreas de Saúde, Assistência Social, Limpeza Urbana, Segurança Pública, entre outras, vemos muitos servidores desprotegidos, sem a necessária retaguarda", considera Telma.

A parlamentar recorda ainda que o funcionário público santista está em desvantagem, pois no ano passado foi autorizado o aumento de 12% para 14% da participação da categoria no Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos (Iprev) Santos.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais