27/02/2020

PROJETO DA TELMA GARANTE TESTE DO CORAÇÃOZINHO EM RECÉM-NASCIDOS

A propositura defende a realização da Oximetria de Pulso em até 24 horas

 

Salvar a vida dos bebês é o objetivo do Teste do Coraçãozinho, nome mais conhecido do exame de Oximetria de Pulso. O Projeto de Lei 112/2018, de autoria da vereadora Telma de Souza, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santos, obriga que a rede de Saúde disponibilize a realização do Teste do Coraçãozinho em todos os recém-nascidos da Cidade em suas primeiras 24 horas de vida.

A propositura está em tramitação no Legislativo Municipal e estabelece que o exame seja realizado gratuitamente em maternidades e demais estabelecimentos hospitalares, sejam públicos ou privados.

O Teste do Coraçãozinho é feito com um aparelho chamado oxímetro, medindo a saturação do neném, a partir da identificação dos níveis de oxigênio no sangue. O exame não é invasivo, possui custo baixo, já que exige somente a utilização do aparelho e de um profissional de Enfermagem, e é indolor. A oximetria não dura mais que cinco minutos.

Temos acompanhado muitos casos de bebês que sofrem de cardiopatia congênita e, infelizmente, vão a óbito porque não receberam o tratamento adequado pela falta de diagnóstico precoce. Com a Oximetria de Pulso é possível identificar a saturação do recém-nascido e, se for o caso, já fazer os encaminhamentos devidos. O Teste do Coraçãozinho pode salvar vidas. É disso que se trata!”, ressalta Telma.

A propositura determina que o exame seja efetivado nas primeiras 24 horas de vida do bebê, antes mesmo da alta hospitalar. O oxímetro deve ser colocado, primeiramente, na mão direita e depois em dos pés do recém-nascido, para que sejam verificados os níveis de oxigênio. Se a saturação estiver abaixo de 95%, a criança não poderá receber alta e ficará em observação. Dessa forma, serão realizados exames prescritos pelo médico para diagnosticar se há ou não cardiopatia congênita grave.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais