19/06/2020

PRAZO PROMETIDO PELA PREFEITURA NÃO É CUMPRIDO E TELMA COBRA MUDANÇA DO IMÓVEL DO CAPS-AD

A vereadora defende ampliação dos serviços por conta dos efeitos psicológicos da pandemia e a contratação de mais profissionais

A mudança de endereço do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e a ampliação do programa Consultório na Rua foram cobrados pela vereadora Telma de Souza para assegurar o atendimento aos dependentes químicos, usuários da Saúde Mental e pessoas em situação de rua. O imóvel onde funciona o Caps-AD está em situação precária. 

Presidente das comissões parlamentares de Saúde e de Direitos Humanos, a ex-prefeita de Santos já cobrou a transferência do Caps-AD da Prefeitura por diversas vezes, seja por requerimentos ou em audiências com a Secretaria Municipal de Saúde. O local precário e inadequado que abriga o serviço seria provisório, mas já está em funcionamento por mais de dez anos.

“Foi iniciada uma tratativa para o Caps-AD passar a atender no prédio anexo à Sociedade São Vicente de Paulo, no Macuco, mas até agora não houve avanço. A pandemia de Covid não poderá servir como justificativa para a paralisação do assunto, até porque, convenhamos, a demanda do atendimento da Saúde Mental será muito maior por causa dos impactos sociais e emocionais da pandemia”, avalia Telma.

Consultório na Rua
A promessa da ampliação da frota e da equipe do programa Consultório na Rua também não saiu do papel. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde em audiência promovida pela vereadora Telma de Souza, em 20 de setembro do ano passado, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Baixada Santista, na presença do Padre Julio Lancellotti, referência nacional em defesa da população em situação de rua. Passado quase um ano, o programa continua com os mesmos problemas, que se tornaram mais agravantes, já que houve aumento do segmento em Santos.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais