19/06/2020

PRAZO PROMETIDO PELA PREFEITURA NÃO É CUMPRIDO E TELMA COBRA MUDANÇA DO IMÓVEL DO CAPS-AD

A vereadora defende ampliação dos serviços por conta dos efeitos psicológicos da pandemia e a contratação de mais profissionais

A mudança de endereço do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e a ampliação do programa Consultório na Rua foram cobrados pela vereadora Telma de Souza para assegurar o atendimento aos dependentes químicos, usuários da Saúde Mental e pessoas em situação de rua. O imóvel onde funciona o Caps-AD está em situação precária. 

Presidente das comissões parlamentares de Saúde e de Direitos Humanos, a ex-prefeita de Santos já cobrou a transferência do Caps-AD da Prefeitura por diversas vezes, seja por requerimentos ou em audiências com a Secretaria Municipal de Saúde. O local precário e inadequado que abriga o serviço seria provisório, mas já está em funcionamento por mais de dez anos.

“Foi iniciada uma tratativa para o Caps-AD passar a atender no prédio anexo à Sociedade São Vicente de Paulo, no Macuco, mas até agora não houve avanço. A pandemia de Covid não poderá servir como justificativa para a paralisação do assunto, até porque, convenhamos, a demanda do atendimento da Saúde Mental será muito maior por causa dos impactos sociais e emocionais da pandemia”, avalia Telma.

Consultório na Rua
A promessa da ampliação da frota e da equipe do programa Consultório na Rua também não saiu do papel. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde em audiência promovida pela vereadora Telma de Souza, em 20 de setembro do ano passado, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Baixada Santista, na presença do Padre Julio Lancellotti, referência nacional em defesa da população em situação de rua. Passado quase um ano, o programa continua com os mesmos problemas, que se tornaram mais agravantes, já que houve aumento do segmento em Santos.

Leia também

TELMA PROPÕE CRIAÇÃO DE POLÍTICA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 

Ver mais

TELMA DENUNCIA FIM DO CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Ver mais

TELMA REIVINDICA RETORNO DO CARTÃO "BOLSA ALIMENTAÇÃO" PARA 8 MIL FAMÍLIAS

Ver mais