18/05/2021

DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL: CÂMARA INSTALA CEV CONTRA TERCEIRIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL

A Câmara Municipal de Santos irá instalar a Comissão Especial de Vereadores (CEV) “Defesa da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Santos e contra a privatização e terceirização do atendimento em Saúde Mental” nesta terça-feira (18), às 15 horas. A CEV é presidida pela vereadora Telma de Souza, autora da propositura, e a sua instalação marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A instalação da CEV é um pleito da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista, atendido pela vereadora por seu histórico de luta pela humanização no atendimento em Saúde Mental, iniciado quando era prefeita de Santos. “Em maio de 1989, quando fizemos a intervenção no manicômio Anchieta, a Casa dos Horrores, e iniciamos uma nova história na luta antimanicomial. A possibilidade de desmonte e terceirização do atendimento em Saúde Mental é um retrocesso”, defende Telma.

A precariedade na infraestrutura dos equipamentos públicos, a defasagem nas equipes multiprofissionais, a falta de medicamentos e ausência de investimentos substanciais na Política de Saúde Mental fazem parte da rotina de servidores públicos e usuários da rede pública em todo o Brasil. “Santos precisa retomar seu protagonismo e sinalizar que é possível impedir o desmonte, contando com a força dos servidores públicos, tão essenciais na criação de vínculos com os usuários e no compromisso com o atendimento humanizado”, ressalta a ex-prefeita de Santos.

Telma acredita que as constantes ameaças de terceirização e desmonte da Política de Saúde Mental estão na contramão de tudo que foi conquistado nos últimos 30 anos. “A Reforma Psiquiátrica Antimanicomial é uma das maiores conquistas do SUS e Santos é protagonista nesse processo”, afirma. 

Histórico – Por conta do pioneirismo na Luta Antimaciomial, Santos se tornou referência para todo o País, com reconhecimento na Organização Panamericana de Saúde (OPAs) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também

SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA: TELMA APRESENTA 110 DAS 200 EMENDAS AO ORÇAMENTO.

Ver mais

TELMA QUESTIONA RETORNO DOS SERVIDORES DE TRABALHO REMOTO ANTES DA SEGUNDA DOSE

Ver mais

TELMA COBRA INTERVENÇÕES ESTRUTURAIS NO CONJUNTO SANTOS “O”

Ver mais