24/03/2020

CORONAVIRUS: TELMA SOLICITA MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA MORADORES DE CORTIÇOS 

A vereadora Telma de Souza solicitou que a Prefeitura de Santos realize medidas emergenciais e preventivas para aumentar o nível de proteção ao contágio pelo novo coronavirus (Covid-19) aos moradores de cortiços do Município. Presidente das comissões parlamentares de Saúde e  Direitos Humanos, Telma encaminhou o pedido às secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

A vereadora Telma de Souza recebeu as denúncias da presidente da Associação dos Cortiços do Centro, Samara Faustino, no fim da tarde de segunda-feira (23). A partir da conversa com a líder comunitária, a parlamentar encaminhou ofícios cobrando ações urgentes da Administração Municipal.

Preocupada com a proliferação nestes núcleos, a parlamentar destaca que a Prefeitura precisa ofertar álcool em gel, sabonete e sabão para as famílias em condições de miserabilidade. Telma também indica que o Governo Municipal deve cobrar da Sabesp o abastecimento  contínuo de água potável ou a disponibilidade de um caminhão-pipa para assegurar o serviço.

Os documentos prevêm ações direcionadas às milhares de pessoas que residem em áreas de alta vulnerabilidade social na Cidade, como cortiços e palafitas. Na semana passada, a presidente das comissões de Saúde e Direitos Humanos  havia requisitado um plano de ação para pessoas em situação de rua.

Diante da gravidade da pandemia do novo  Coronavirus, a ex-prefeita de Santos aponta no texto: "é notório que as populações socialmente vulneráveis estão mais expostas ao risco de contágio e proliferação da doença". 

O adensamento destas áreas, o grande número dos núcleos familiares e a precariedade das condições de vida também são destacados. "Temos famílias com mais de sete pessoas, morando em porões pequenos, mofados, com pouquíssima circulação de ar. Muitas vezes falta água. Muitas pessoas mal possuem dinheiro para comprar sabão e sabonete, imagine álcool em gel. É realmente impactante", pontua Telma.

Os ofícios encaminhados pela vereadora ressaltam que as ações devem ter celeridade por se tratar de uma questão emergencial de saúde pública.
 

Projetos - Telma tem dois Projetos de Lei tramitando na Câmara de Santos que, se aprovados, beneficiam diretamente a população carente da área central da Cidade. O PL 114/2018 cria o cadastro dos imóveis desabitados e subutilizados para fins habitacional e poderia ser uma alternativa para destinação de imóveis para  moradia popular para essa região. Outra inicitiva é o PL 263/2019, que prevê a destinação de recursos de contrapartidas da iniciativa privada, como as que estão permitindo a revitalização da Ponta da Praia, passem a ser preferencialmente para áreas de vulnerabilidade social.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais